4 assuntos que todo investidor precisa aprender! | Blog ATIVA 4 assuntos que todo investidor precisa aprender! | Blog ATIVA
Educação Financeira

4 assuntos que todo investidor iniciante precisa aprender

Antes mesmo de começar as aplicações, é essencial que todo investidor iniciante busque se educar financeiramente para, assim, ter o conhecimento necessário a fim de fazer as melhores escolhas para seus investimentos.

Entre os temas que não podem deixar de ser estudados por quem deseja começar a investir estão opções, tipos de investimentos disponíveis no mercado, análise fundamentalista, estatística e matemática financeira, entre outros.

No post de hoje, confira 4 assuntos que todo investidor iniciante precisa aprender:

1. Opções

Aprender a investir em opções é passo importante para o investidor iniciante. Conhecer os tipos de opções disponíveis, principais definições e descobrir por que esse investimento pode ser crucial na hora de montar estruturas que se beneficiem de determinados cenários macroeconômicos e, também, corporativos são conhecimentos valiosos, que podem fazer a diferença na hora de montar a estratégia de investimento.

Um curso sobre o assunto ajuda a conhecer as peculiaridades das opções e mostra para o investidor como é possível aproveitar estes instrumentos financeiros para proteger ou impulsionar os investimentos.

2. Tipos de investimentos

Saber quais são os tipos de investimentos disponíveis no mercado e como montar uma carteira alinhada com os objetivos de vida, quantia disponível e perfil de investidor é algo importante para todas as pessoas que investem ou querem investir.

Para se aprofundar no assunto, é importante acessar os sites de corretoras para ver os produtos disponíveis e, ainda, não deixar de ler sobre as principais características de cada tipo de investimento, conhecendo a fundo a quantia mínima necessária para começar a investir, seus riscos e suas rentabilidades. 

3. Análise fundamentalista

A análise fundamentalista permite que o investidor conheça uma empresa a fundo, avaliando a companhia de forma geral e por meio de seus demonstrativos financeiros e perspectivas.

Ao adquirir mais conhecimentos sobre o tema, você tem mais facilidade para avaliar, por exemplo, se vale a pena ou não comprar ações de determinada empresa, se é um bom momento para vender os papéis que já tem etc.

4. Estatística e matemática financeira

Ter noções de estatística e matemática para o mercado financeiro ajuda a ter subsídios para analisar as operações do mercado de derivativos e de capitais. Esse conhecimento permite ainda que, como investidor iniciante, você tenha mais familiaridade com o comportamento dos títulos e dos produtos financeiros.

Entre os temas que não podem deixar de ser estudados estão otimização de variáveis, cálculo diferencial e integral, operações matriciais e probabilidade. Ao investir no estudo de estatística e matemática financeira, ficará mais fácil elaborar estratégias, analisar os riscos de determinados investimentos e da diversificação da carteira, assim como identificar o comportamento dos ativos financeiros. 

Buscar conhecimento deve ser prioridade para todo investidor iniciante que, bem informado, correrá menos risco de cometer erros comuns de quem está começando a investir.

Para aprender sobre esses e outros assuntos relativos a investimentos, há diversos cursos disponíveis na internet, que oferecem noções básicas sobre investimentos até aulas mais aprofundadas. Muitos deles são gratuitos.

Faça uma busca de acordo com o tema que você deseja aprender no momento, comece já a aprimorar seus conhecimentos e investir cada vez melhor. 

E aí? Gostou deste conteúdo? Não deixe de compartilhar o post nas suas redes sociais!

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn22

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Clubes de investimento: saiba como funciona e quais são as vantagens
Wealth Management: como está a gestão da sua riqueza?
Qual o melhor investimento para garantir o futuro dos meus filhos?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!