4 desvantagens de investir por meio de um banco | Blog ATIVA 4 desvantagens de investir por meio de um banco | Blog ATIVA
Educação Financeira

4 desvantagens de investir por meio de um banco

Investir por meio de um banco pode ser considerado, à primeira vista,  o caminho mais simples para um investidor iniciante. Apesar da aparente facilidade, essa opção não é a melhor para quem busca assessoria personalizada de acordo com seu perfil e as melhores taxas do mercado.

Entre as desvantagens de investir por meio de um banco estão atendimento atrelado à quantia investida, impossibilidade de diversificação e o fato do gerente trabalhar para a instituição financeira e não para você, entre outras.

Confira por que não optar por um banco na hora de investir: 

1. Atratividade das taxas

Uma das grandes desvantagens de investir por meio de um banco é o custo que o investidor terá com o pagamento de taxas, como corretagem, custódia e administração.

Ao optar por uma corretora de investimentos, por outro lado, os ganhos são bem mais expressivos, já que muitas empresas independentes isentam o investidor das taxas de custódia e corretagem e oferecem taxas de administração acessíveis — o que não acontece com a maioria dos bancos.

2. Assessoria do gerente

Optar por um banco na hora de investir não é a melhor alternativa para quem busca um atendimento personalizado para as suas necessidades. O gerente oferece os melhores produtos considerando os objetivos e as metas do banco que não são, necessariamente, alinhados aos do investidor.

Na ATIVA, o assessor ganha de acordo com os investimentos do cliente. Não é vantagem para o profissional priorizar a instituição, como acontece com o gerente. Ao auxiliar o investidor a escolher produtos para o seu perfil, o assessor gera fidelização e alcança os melhores resultados para o cliente e para a corretora.

3. Cultura do investimento 

A forma correta de se organizar financeiramente é utilizar um banco e uma corretora de investimentos. Dessa forma, você utiliza o banco para empréstimos, cartão de crédito, débito e pagamento de conta (luz, água, telefone, etc), já a corretora, você utiliza para realizar todos os seus investimentos de acordo com seu perfil de suitability (perfil de investidor) com isso você consegue rentabilizar seu patrimônio com foco nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Vale lembrar que é possível ter qualidade no atendimento, no produto pagando taxas menores ao investir com uma corretora.

É possível ver a lei da oferta e da demanda nesse caso, o banco acaba não se preocupando com a qualidade do atendimento, taxas rentáveis e bons produtos, pois de forma errônea o brasileiro acaba, culturalmente, procurando o banco para realizar os seus investimentos. 

Já na corretora de valores, temos a cultura da qualidade do produto, assessoria personalizada e foco no seu objetivo como investidor e para isso, a corretora tende a ter os custos mais baixos, pois consegue rentabilizar os lucros sem penalizar os seus clientes com altas taxas.

É muito comum encontrar uma forte área educacional dentro de uma corretora, com cursos e palestras gratuitas para educar e mudar a cultura brasileira na hora de investir.

4. Diversificação dos investimentos

Outra desvantagem de investir por meio de um banco é que, ao escolher essa opção, você só terá acesso ao que a instituição financeira tem em seu portfólio. É muito comum que o banco prefira fundos e linhas de investimento criados por ele, independentemente de os custos para o investidor serem mais elevados.

Isso é um obstáculo na hora de diversificar seus investimentos e ter em sua carteira os produtos que sejam realmente mais adequados ao seu perfil e que tenham a melhor rentabilidade possível. Em uma corretora, o investidor tem mais independência e pode gerir aplicações de diversas instituições em uma única conta.

Investir em ações por meio de um banco não é a melhor opção para quem busca produtos com as melhores taxas. Para ter sucesso como investidor, não deixe de fazer uma pesquisa para, assim, escolher a melhor empresa para cuidar dos seus investimentos.

E aí? O que achou do conteúdo? Comente a sua opinião sobre o investimento no banco ou na corretora. Qualquer dúvida, estamos por aqui!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
CDI: o que é e por que se fala tanto nele?
Os 7 erros mais comuns de quem quer começar a investir
Viagem internacional: o passo a passo para sair do país pela 1ª vez

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!