4 dicas para elaborar um orçamento familiar eficiente | Blog ATIVA 4 dicas para elaborar um orçamento familiar eficiente | Blog ATIVA
Investimentos

4 dicas para elaborar um orçamento familiar eficiente

Nos dias de hoje, é muito falado sobre a importância do planejamento financeiro. E uma parte essencial dessa prática é elaborar um orçamento familiar eficiente.

Neste post, vamos te dar 4 dicas para envolver toda a família no hábito de economizar. Acompanhe no artigo!

1. Identifique os pequenos gastos do dia a dia

Depois de pagar as contas fixas do mês, muitas famílias acabam sem saber onde o dinheiro que restou acaba indo parar ao longo dos dias. Esse descontrole compromete muito o orçamento e, portanto, deve ser revisto.

O primeiro passo é identificar esses gastos, o que pode ser feito por meio das tradicionais anotações ou por meio de aplicativos no smartphone. Para que essa medida seja realmente eficiente, é preciso que todos os membros da família participem, informando detalhadamente todas as despesas do dia.

Provavelmente, você identificará diversos gastos desnecessários que podem ser cortados sem prejudicar as reais necessidades da sua família. Assim, ficará mais fácil economizar.

2. Reavalie as despesas fixas

Também é possível encontrar maneiras de economizar naquelas contas que pagamos todos os meses. Trabalhando em conjunto você pode reduzir os gastos com conta de luz, água, telefone, TV a cabo e internet.

Não será preciso cortar nenhum desses serviços, alguns deles essenciais para qualquer casa, mas sim ajustá-los para que pesem menos no orçamento doméstico. Basta incentivar sua família a adotar práticas de economia de energia e de água, reavaliar a necessidade dos pacotes de TV e internet que você utiliza em sua casa, bem como qualquer outro serviço que você tenha contratado.

Desse modo, você conseguirá economizar um dinheiro que já estava acostumado a comprometer todos os meses, tornando o desafio de equilibrar o orçamento doméstico um pouco mais fácil.

3. Crie metas coletivas de economia

Estabelecer um valor que deve ser economizado todos os meses por sua família também é um passo importante na elaboração desse orçamento familiar. Todos podem e devem participar desse desafio, até mesmo os mais jovens, que estão começando a aprender a administrar seu dinheiro.

O ideal é definir o valor que cada membro da família pode contribuir para se chegar a essa meta. Para que os resultados dessa economia sejam vistos de maneira mais rápida e estimulante, o melhor é estabelecer metas semanais. Assim, a cada sete dias, você consegue ter um diagnóstico da situação financeira de toda a família, ajustando as contas sempre que for necessário.

Lembre-se de que essas economias devem ser utilizadas para o bem-estar de sua família, seja para a realização de um sonho ou para uma dificuldade inesperada. Nossa dica é aplicar em investimentos seguros que garantem bons rendimentos e valorizam ainda mais o dinheiro que vocês economizaram juntos.

4. Pesquise sempre antes de comprar

Seja na hora de fazer as compras no supermercado, comprar presentes para as datas festivas, material escolar, ou para um passeio em família, sempre pesquise o melhor preço antes de fechar negócio.

A variação de preço que pode ser encontrada no mercado, seja para produtos ou serviços, muitas vezes costuma ser grande. Por isso, utilizar a internet como ferramenta para buscar os menores preços ajudará a diminuir seus gastos familiares.

Essas 4 dicas que separamos são simples, mas muito eficazes para quem quer elaborar um orçamento familiar eficiente. Se você gostou do conteúdo ou tem alguma dica de economia para compartilhar, deixe o seu comentário!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
4 mitos que precisam ser desvendados sobre a Bolsa de Valores
5 vantagens de investir em Certificados de Operações Estruturadas
Como a queda da taxa Selic afeta os investimentos de renda fixa?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!