Investimentos a curto prazo que valem ouro | Blog ATIVA Investimentos a curto prazo que valem ouro | Blog ATIVA
Educação Financeira

4 investimentos a curto prazo que valem ouro

Investimentos em curto prazo são aqueles feitos normalmente para menos de um ano e que possuem mais liquidez. Essas opções são mais vantajosas para quem precisa guardar o dinheiro por pouco tempo sem perder poder de compra ou então para quem não quer se arriscar a sofrer as mudanças que ocorrem ao longo de um período mais extenso de tempo.

Devido às suas características, alguns investimentos a curto prazo são ainda mais vantajosos e a seguir você conhece quatro deles que valem ouro.

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são investimentos que possuem emissão de títulos cujos recursos são destinados para o setor imobiliário e do agronegócio, respectivamente. Elas são consideradas opções vantajosas para o curto prazo porque possuem prazo que variam de 3 a 24 meses, indicando maior liquidez do que outros investimentos semelhantes.

Além disso, esses investimentos possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em valores até R$ 250 mil e são isentos do Imposto de Renda para pessoas físicas. Sua rentabilidade é atrelada ao CDI e em um momento pontual de alta de juros, por exemplo, esse pode ser um investimento ainda mais vantajoso.

CDB

O Certificado de Depósito de Bancário (CDB) é um investimento que serve para fornecer os recursos para que os bancos realizem suas operações, como o fornecimento de empréstimos para seus clientes. Em troca, o banco remunera o investimento com uma taxa de juros que é atrelada também ao CDI.

O prazo mínimo de investimento normalmente fica em 6 meses, mas quanto maior for o tempo de aplicação, menores os tributos, já que há a cobrança do Imposto de Renda segundo a tabela regressiva.

Até R$ 250 mil, esse investimento também é protegido pelo FGC.

Tesouro Direto

Investir no Tesouro Direto significa adquirir títulos de dívida pública e se tornar credor do governo. Como o governo é considerado um bom pagador, o resultado é que o investimento tem baixo risco e boa rentabilidade.

Esse investimento pode ser feito em curto, médio e longo prazo, sendo o tempo mínimo normalmente de 6 meses. Também é possível vender o título antes do tempo pelo preço de mercado caso isso se demonstre vantajoso para o seu investimento. A rentabilidade acontece segundo a taxa Selic para as LFT, que é a taxa de juros da economia e o que permite aproveitar um período momentâneo de alta dos juros para melhores resultados.

A tributação do Imposto de Renda também é feita utilizando-se a tabela regressiva e quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor é a alíquota incidente.

Fundos DI

Nos fundos DI os recursos são administrados de modo a serem distribuídos entre diferentes aplicações de renda fixa, normalmente por um período mínimo de 6 meses. É uma opção mais recomendada para novos investidores que desejem investir com segurança e praticidade, já que a administração dos recursos é responsabilidade da Gestora do Fundo.

São fundos que rendem atrelados ao CDI e à Selic e permitem maior diversificação ainda com segurança. Para uma boa rentabilidade, entretanto, é preciso que a previsão de pagamento seja acima de 100% em relação ao CDI e que a taxa de administração seja mais baixa.

Os investimentos a curto prazo que valem ouro incluem LCI, LCA, CDB, Tesouro Direto e fundos DI porque oferecem relativa segurança e rentabilidade, de modo a garantir que o seu dinheiro renda mais rapidamente. É importante escolher a opção que mais se adapte aos seus recursos e também aos seus objetivos de rendimento.

Aproveite e assine a nossa newsletter, você vai receber em seu e-mail mais dicas de investimentos e finanças pessoais!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn26

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Entenda o que é a CPMF e como ela afeta sua vida
Entenda como funcionam as taxas e tributações no Day Trade
Pagar à vista ou parcelar? Saiba qual opção escolher em cada situação
2 Comentários
  • luiz ferreira de jesus
    05/07/2016 em 10:26
    Responder

    Gostei das informações para os investimentos. Tirei algumas dúvidas

    • 26/08/2016 em 10:55
      Responder

      Olá Luiz, que ótimo! Já conferiu os nossos outros posts? Se tiver alguma dúvida, não deixe de comentar 🙂

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!