4 motivos para dar preferência aos fundos de índice | Blog ATIVA 4 motivos para dar preferência aos fundos de índice | Blog ATIVA
Investimentos

4 motivos para dar preferência aos fundos de índice

Os fundos de índice (ETFs, do inglês Exchange Traded Fund) são um tipo de investimento em que se pode aplicar em uma carteira de vários ativos de uma só vez, sem a necessidade de comprar as ações de cada companhia da cesta.

Os ETFs são chamados fundos de índice porque acompanham o movimento de tendência dos indexadores aos quais estão atrelados. No Brasil, o principal índice da bolsa é o Ibovespa, que representa uma carteira teórica de ações, das companhias mais negociadas na BM&FBOVESPA. O fundo de índice que segue a oscilação do Ibovespa é o BOVA11.

Veja, em seguida, quatro motivos para você dar preferência aos ETFs.

1. Capital inicial não precisa ser tão grande

A carteira teórica do Ibovespa é revista a cada quatro meses pela bolsa. A composição válida para o quadrimestre de setembro a dezembro de 2016 contém 58 ativos negociados na BM&FBOVESPA. Nessa carteira teórica, os papéis com mais representatividade são as ações preferenciais do Itaú (10,59%) e as ações ordinárias da Ambev (8,59%).

O Ibovespa representa a variação média do mercado acionário brasileiro. Agora, já pensou ter que comprar esses 58 ativos de forma separada? Você precisaria ter um capital considerável, certo? A vantagem dos fundos de índice é que você pode investir na variação de um conjunto de ativos, como os do Ibovespa, ao comprar cotas de participação de um ETF — por exemplo, o BOVA11.

2. Diversificação de ativos

Como você deve imaginar, a volatilidade é uma característica marcante da renda variável. Mesmo que uma ação não oscile muito, é inevitável haver altas e baixas. Contudo, em grande parte das vezes, enquanto uns papéis descem, outros sobem.

A vantagem de investir em fundos de índice é que a carteira, por natureza da aplicação, é diversificada. Logo, mesmo se algumas ações do índice caírem em determinado dia, se as mais representativas da carteira subirem, a cota do fundo deve se valorizar.

Vale lembrar que o investidor pode também aplicar em ETFs setoriais na bolsa, como o SMAL11, que compreende as menores empresas negociadas na BM&FBOVESPA, e o ECOO11, que abrange companhias eficientes em termos de emissão de gases do efeito estufa. No Brasil, ainda é possível aplicar em fundos de índice atrelados ao S&P500, dos Estados Unidos.

3. Maior comodidade com os fundos de índice

Os fundos de índice são considerados passivos ou de gestão passiva, pois o investidor não tem o poder de mudar a composição da carteira, diferentemente de quando adquire cotas de fundos de investimento em ações (FIAs), por exemplo, em que um gestor altera a carteira conforme a conveniência do cenário e a política do fundo.

Quando alguém compra cotas de um ETF, decide acompanhar a variação do índice escolhido. Logo, não há a necessidade de acompanhar a variação de todos os ativos que compõem a carteira desse fundo, mas somente a oscilação da carteira como um todo.

4. Menos custos operacionais

Como mencionamos no início, ao comprar um ETF, o investidor aposta na direção de um conjunto de ações. Nesse caso, quando adquire cotas de fundos de índice, negociadas em bolsa como se fossem ações, com códigos próprios, inclusive, o investidor não precisa comprar os ativos separadamente. Logo, ele consegue economizar nos custos operacionais. Dessa maneira, os ETFs são uma excelente alternativa para quem pensa em começar a investir na bolsa de valores.

Vale lembrar que, para poder comprar e vender fundos de índice, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora de títulos e valores mobiliários, como a ATIVA Investimentos. Caso contrário, não é possível negociar esses ativos na bolsa de valores.

Quer receber mais dicas para ter sucesso no mercado financeiro? Então, siga a ATIVA Investimentos nas redes sociais — no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Google+.

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn15

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Política internacional: como a eleição de Trump afeta nossa economia?
Como a queda da taxa Selic afeta os investimentos de renda fixa?
Economia do Brasil: qual é a previsão para o ano de 2017?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!