4 Vantagens de Investir em Fundo Imobiliário | Blog - ATIVA 4 Vantagens de Investir em Fundo Imobiliário | Blog - ATIVA
Investimentos

4 vantagens de investir em fundo de investimento imobiliário

O mercado imobiliário brasileiro é um atrativo para grandes investidores. A boa notícia é que empreendedores de pequeno e médio porte também podem começar a investir nesse setor por meio de um recurso chamado fundo de investimento imobiliário.

Esse tipo de investimento é composto por cotistas (investidores) que contribuem com suas cotas (percentual em dinheiro) para o funcionamento do grupo. A partir daí, o fundo passa a atuar no mercado imobiliário de diferentes formas: alguns deles atuam exclusivamente na construção de imóveis, enquanto outros focam na obtenção de lucro por meio de aluguéis em shoppings ou galpões industriais, além de outras variações pelo caminho.

Este artigo apresenta algumas vantagens desse tipo de investimento. Confira:

Investimento inicial mais acessível

Você já deve saber que os imóveis são uma forma de investimento bem interessante, visto que podem movimentar o capital do investidor sempre que forem alugados. Além disso, há a possibilidade de a região onde o imóvel está localizado agregar valor à propriedade com o passar do tempo.

O grande diferencial do fundo de investimento imobiliário é o custo de aquisição de um imóvel. Esse tipo de transação conta com taxas mais baratas e com menor quantidade de impostos. Sendo assim, é muito mais acessível adquirir cotas de um fundo imobiliário do que comprar um imóvel diretamente.

Isenção do imposto de renda

Além da facilidade na aquisição de cotas, o fundo de investimento imobiliário oferece isenção fiscal sobre os rendimentos mensais. Vamos a um exemplo para explicar melhor este benefício: o proprietário de um imóvel alugado repassa um percentual de até 27,5% de imposto de renda. Além desse valor, há também as taxas pagas pela imobiliária — caso o proprietário tenha contratado serviços oferecidos pela administradora. O fundo de investimento imobiliário não possui essas taxas, e, dessa forma, maximiza o lucro do investidor.

Outra vantagem relacionada aos impostos é o custo de venda das cotas de um fundo imobiliário. O empreendedor só precisa arcar com a taxa de 20% de IR sobre o lucro que obteve com as cotas.

Gestão profissional

O fundo de investimento imobiliário apresenta mais uma vantagem para os empreendedores de pequeno e médio porte: a gestão profissional do seu investimento.

O fundo possui profissionais especializados para gerenciar as cotas e gerar lucros — tanto para os investidores quanto para o fundo em si. Segundo a lei, os fundos de investimento imobiliários devem repassar pelo menos 95% do lucro mensal para os cotistas.

Vale ressaltar que o empreendedor corre o risco de não ter um retorno tão significativo quanto o esperado, mas ainda assim, o fundo de investimento imobiliário é um dos mais seguros atualmente.

Maior liquidez

Liquidez é o termo usado para definir a facilidade que o investimento tem de se tornar capital. Adaptando para o contexto deste artigo: o fundo de investimento imobiliário tem maior liquidez porque pode facilmente ser vendido pelo empreendedor.

Essa facilidade se dá devido ao fato da venda das cotas apresentar taxas menores do que a venda de um imóvel, por exemplo. Dessa forma, compradores e investidores se beneficiam, fazendo com que o negócio seja viável para ambos os lados.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o fundo de investimento imobiliário, que tal assinar a nossa newsletter e receber mais dicas sobre o assunto?

 
Share on Facebook275Share on Google+2Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn30

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
LCA x poupança: qual traz maior rendimento para o investidor?
E-book | Fundos de investimento: realmente valem a pena?
Existe quantia mínima para investir na bolsa de valores?
2 Comentários
  • 13/10/2016 em 11:34
    Responder

    Olá Carlos, obrigado pelo elogio e pela sugestão. Continue nos acompanhando! 🙂

  • Carlos
    11/10/2016 em 16:31
    Responder

    Parabéns pelo conteúdo. Também gosto de investir em Fundos Imobiliários e vejo boas vantagens neste tipo de investimento. Para acompanhar os principais indicadores dos FIIs, aconselho se cadastrar no site: http://www.fundsexplorer.com.br
    Abraços!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!