5 dicas para estabelecer e alcançar metas pessoais em 2017 ATIVA Investimentos – Blog
Educação Financeira

5 dicas para estabelecer e alcançar metas pessoais em 2017

2017 é um ano que se inicia em um ambiente volátil e que, por isso mesmo, acaba desestimulando a formulação de metas pessoais para o período. Afinal, se o mundo está tão conturbado, como formular planos ou objetivos?

A resposta para isso é simples: o sucesso de uma meta pessoal depende muito mais do indivíduo do que do contexto à sua volta. Por isso, no artigo de hoje, listamos 5 dicas de como alcançar suas metas pessoais nesse ano.

1. Estabeleça metas pessoais que sejam específicas

O primeiro erro que a maioria de nós comete ao traçar um conjunto de metas pessoais ou de resoluções para um novo ano é não ser específico e realista o suficiente no nosso desejo. Quanto menos específica é uma meta, menos sólida ela é e mais difícil é alcançá-la.

Por exemplo, uma meta como “ganhar mais” é mais difícil de imaginar e concretizar do que “ganhar mais que o ano passado”, que ainda assim perde de “ganhar 30% mais do que no ano passado”. Viu a diferença?

Como o dicionário ensina, uma meta é um objetivo que pode ser mensurado e que é claramente definido. Por isso, comece seu projeto estabelecendo metas pessoais que atendam a esses requisitos.

2. Identifique os passos necessários para alcançar a meta

Se o primeiro passo para conseguir atingir suas metas pessoais em 2017 é estabelecê-las em primeiro lugar, então o segundo passo deve ser reconhecer as condições atuais. Só assim você será capaz de identificar quais passos serão necessários para cumprir seus objetivos.

Planejar metas e alcançá-las funciona como uma viagem de carro: primeiro decidimos para onde vamos, depois vemos onde estamos para poder traçar o caminho no mapa. Por meio dessa analogia, conseguimos perceber que, para ter sucesso nos objetivos determinados, precisamos ver aonde queremos chegar e onde estamos para poder entender quais são os passos necessários para fazer essa transição.

3. Planeje o caminho para cumprir seus objetivos

Agora que já conseguimos identificar quais são os passos necessários que vão levar ao nosso objetivo, é hora de planejar como eles serão alcançados. O recurso mais importante nesse momento é o conhecimento. Quanto mais informação disponível, mais fácil será planejar os passos necessários para atingir as metas estabelecidas.

Atualmente, a internet está repleta de informações e bases teóricas para que você possa realizar o planejamento mais adequado para seus objetivos. O importante é se manter antenado e sempre com vontade de buscar novos dados, novas referências e novas tendências.

4. Mantenha uma rotina de disciplina com a meta

Além de planejamento, atingir suas metas pessoais vai exigir um outro elemento muito importante: disciplina.

Como dito no começo do artigo, o sucesso ou insucesso em relação aos objetivos depende mais do indivíduo do que do contexto onde ele está inserido. Assim, se a pessoa não tiver disciplina para se manter no planejamento realizado, então dificilmente conseguirá seguir com o plano.

Se preciso for, tente contar com o apoio da família, amigos ou pessoas próximas que possam fazer uma espécie de monitoramento para ajudar a manter sua disciplina em ordem. Talvez, seu plano exija um pouco de sacrifício especialmente na parte financeira, mas o resultado final será recompensador.

5. Analise o progresso das metas durante o ano

Por fim, uma das atitudes mais benéficas para quem quer atingir suas metas pessoais para 2017 é manter uma análise constante do progresso realizado durante o ano.

Claro que muitas metas não serão realizadas progressivamente durante o ano (algumas podem ser realizadas logo no começo, enquanto outras só serão cumpridas no final do ano), mas é possível fazer algum tipo de estimativa durante os 12 meses de 2017 para monitorar o seu progresso.

Se os resultados obtidos estiverem muito abaixo do esperado, talvez seja necessário fazer um novo planejamento. Por isso, é importante monitorar seu progresso para corrigir uma rota infrutífera a tempo de obter resultados positivos no fim do ano.

Ficou com alguma dúvida de como estabelecer suas prioridades e atingir suas metas pessoais em 2017? Não hesite em deixar um comentário pra gente.

Share on Facebook144Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn21

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Como avaliar uma oportunidade de investimento utilizando benchmark?
5 tipos de investimento em renda fixa e seus prós e contras
Pagar à vista ou parcelar? Saiba qual opção escolher em cada situação

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!