5 dicas para investir com pouco dinheiro nos fundos de investimento - Blog ATIVA 5 dicas para investir com pouco dinheiro nos fundos de investimento - Blog ATIVA
Educação Financeira

5 dicas para investir com pouco dinheiro nos fundos de investimento

Quando o assunto é investir com pouco dinheiro, as palavras de ordem para o sucesso são estratégia e bom planejamento. O mercado de aplicações é vasto, oferece possibilidades para todos os bolsos, perfis e necessidades, porém um retorno satisfatório depende de você encontrar o tipo de investimento que mais satisfaz aos seus anseios e mais se adeque à sua realidade.

Quer investir para comprar um imóvel, um carro ou viajar? Quer ter conforto financeiro e aplicar bem o seu dinheiro? Este post pode te ajudar. Conheça, a seguir, 5 dicas para investir, mesmo com pouco, em fundos de investimento. Acompanhe!

1. Ter um objetivo bem definido antes de escolher o fundo

O primeiro passo para ter bons resultados com os investimentos é ter em mente exatamente quais são as suas pretensões com a aplicação. A partir daí, fica mais fácil definir quais fundos correspondem mais a elas.

Por exemplo, se você almeja investir para a compra de um imóvel em longo prazo, aplicar em fundos mais arriscados e de duração mais longa pode ser o mais recomendado. Isso porque os riscos acabam se diluindo ao longo dos anos e as aplicações em longo prazo tendem a ter uma remuneração mais previsível e maior.

2. Analisar a aplicação inicial necessária ao fundo

Cada tipo de fundo possui suas regras e peculiaridades. O aporte inicial de capital é uma delas. Como o nosso foco é mostrar como investir com pouco dinheiro, é fundamental que você escolha um fundo que apresente uma aplicação inicial mais baixa.

3. Avaliar a liquidez do fundo

Aqui, a recomendação é que você procure se informar acerca da liquidez do fundo, ou seja, quanto tempo leva para que uma solicitação de retirada se transforme em dinheiro na sua mão.

Dependendo do tipo de fundo, essa liquidez pode ser um problema que inviabiliza a retirada rápida de capital, pois a carteira pode ser composta de ativos que não sejam líquidos.

4. Planejar estrategicamente quando serão feitas as retiradas

Esse é um ponto crucial para a definição de um fundo de investimento, pois, os fundos possuem valores mínimos para resgate de alguns não permitem retiradas antes do prazo estabelecido, fazendo com que você aguarde até o fim dele.

É importante mencionar que fundos que permitem a retirada mais flexível e a curto prazo, geralmente possuem rendimentos mais baixos. Fique atento a isso!

5. Procurar auxílio de uma corretora

Essa é uma dica fundamental para quem quer ter sucesso com seus investimentos. Investir não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é sempre bom ter auxílio de quem conhece bem o o mercado. Todas essas características serão facilmente encontradas se você tiver o auxílio de uma corretora experiente, como a ATIVA, que vai te mostrar o melhor caminho, evitando que você perca tempo e dinheiro.

Essas são algumas dicas para investir com pouco dinheiro e aumentar suas chances de sucesso. Lembre-se de que investir envolve planejamento e estratégia, principalmente quando a margem para perdas é pequena, exigindo ainda mais expertise por parte do investidor. Por isso, não hesite em procurar ajuda especializada nessas horas. Agora é com você!

Gostou do post? Quer aprender mais sobre o mercado de investimentos? Continue acompanhando!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
4 investimentos a curto prazo que valem ouro
IGPs: entenda o que são índices gerais de preço
Quer empreender? Veja nossas dicas financeiras!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!