5 dicas para realizar uma viagem barata em família | Blog ATIVA 5 dicas para realizar uma viagem barata em família | Blog ATIVA
Educação Financeira

5 dicas para realizar uma viagem barata em família

Viajar é uma forma de conhecer novas culturas, encantar-se com lugares diferentes, descansar do estresse cotidiano e passar um tempo próximo da família. Mas, para que a viagem saia do papel, é necessário ter um orçamento destinado ao lazer.

Para grande parte das pessoas, fazer uma viagem é sinônimo de gastar uma quantia enorme que poderia ser usada em outra coisa. Porém, é possível viajar para outra cidade ou até mesmo outro país sem que isso acabe com suas finanças.

Veja a seguir 5 dicas para realizar uma viagem barata em família!

1. Escolha o destino e a época da viagem com cautela

Assim que surgir o desejo de viajar, é importante escolher com cautela o destino a ser visitado. É comum desejar conhecer países famosos, porém esses lugares têm um custo elevado. Logo, você vai gastar mais para comer, se locomover e fazer passeios turísticos.

A dica é optar por destinos mais em conta, mas que ofereçam várias opções de turismo e lugares para desbravar. Se você deseja conhecer uma cidade cara que conta com um ótimo sistema de transporte que passa por outra cidade mais barata, por que não se hospedar lá?

Outro ponto é acertar a época da viagem. Na alta temporada, um destino pode ficar absurdamente caro e tornar a viagem inviável. Por isso, prefira visitar aquele lugar tão sonhado na baixa temporada, o que pode te dar ótimos descontos.

2. Pesquise bastante

Assim que decidir o destino da viagem, é hora de pesquisar sobre o local. A internet é um ótimo lugar para buscar informações de países e de cidades que você desconhece. É possível encontrar relatos de pessoas que já viajaram para o destino escolhido e indicações de passeios.

Também é essencial conhecer as atrações turísticas, se precisam de ingresso e se têm muitas filas, para poder se planejar. Com essas informações, você poderá criar um itinerário para a sua viagem, o que evitará contratempos.

3. Estabeleça um orçamento para gastar na viagem

Com sua pesquisa feita, será fácil estabelecer um orçamento para gastar na viagem. Esse ponto é o mais importante do planejamento e evitará surpresas no final. Comece pensando em um valor com o qual você fique confortável. Em seguida, faça uma planilha dividida em alimentação, transporte, passeios, compras e emergências.

Estabeleça uma quantia para cada categoria e lembre-se que ela deve ser respeitada. O fundo de emergências é essencial, já que, se algo fora do previsto acontecer, você não vai precisar mexer no dinheiro destinado para passeios, por exemplo.

4. Use milhas para comprar as passagens

A passagem aérea é um item que acaba pesando no orçamento da viagem, e uma ótima dica é usar milhas. A maioria dos cartões de crédito conta com um programa de milhas em que cada compra feita é convertida em pontos. Esses pontos podem ser trocados por milhas aéreas, que podem ser trocadas por passagens.

Entre em contato com a sua operadora, informe-se sobre o programa de milhagem e comece a acumular desde já para trocar pela passagem, e vale lembrar, além do seu cartão estar cadastrado na companhia área, o seu CPF também precisa estar cadastrado em um programa de fidelidade e esse cadastro não possui custo nenhum, sem contar que você acumula milhas para viajar.

5. Não deixe para a última hora

Uma das dicas mais importantes para uma viagem barata é não deixar para a última hora. Com o destino escolhido e a pesquisa feita, é hora de começar a pesquisar preços de passagem e de hospedagem.

Ao pagar com antecedência, você pode ter muitos descontos. Um quarto de hotel alugado dois meses antes pode sair 20% mais barato do que ao fechar o pacote na semana da viagem, por exemplo. Por isso, comece a se planejar com até três meses de antecedência para que você consiga separar o orçamento da viagem e pagar mais barato.

Fazer uma viagem barata é algo possível e que depende do planejamento. Ao acertar na escolha do destino e na época da viagem, pesquisar sobre o lugar, ter um orçamento e resolver tudo com antecedência, você vai conseguir economizar.

Gostou das dicas? Deixe suas experiências e dúvidas nos comentários 🙂

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn14

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Diversificação de investimentos: qual é o momento certo?
O que o brasileiro deve esperar da reforma da previdência?
O que você precisa saber para garantir uma aposentadoria tranquila

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!