6 filmes e livros sobre investimentos que você precisa conhecer
Educação Financeira

6 filmes e livros sobre investimentos que você precisa conhecer

Investir bem é o desejo de muita gente que quer garantir mais conforto e segurança para a família, certo? No entanto, para ter sucesso nas finanças, é preciso saber por onde começar. E que tal aprender se divertindo? E foi pensando em você que quer aprender um pouco mais sobre o mercado financeiro que separamos algumas sugestões de filmes e livros sobre investimentos. Curioso? Então vamos lá!

Os segredos da mente milionária

Antes de pensar em se aventurar pelo universo dos investimentos, primeiramente é preciso conhecer qual é seu comportamento em relação ao dinheiro. Segundo o autor T. Harv Eker, hábitos que começam na infância determinam se você tem a mente de um milionário ou não, bem como se seus gastos podem controlá-lo em vez de serem controlados por você. O livro ajuda a identificar comportamentos dispensáveis, que apenas estimulam os gastos.

Pai rico, pai pobre

Essa obra de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter também mostra como a forma com que você lida com o dinheiro determina o quanto você pode ganhar ou perder. Os autores destacam a necessidade de planejamento e de fugir de dívidas que, apesar de parecerem inevitáveis, normalmente consomem grande parte da renda. Eles também explicam a importância de passar os conhecimentos de geração em geração. Mais que recomendado!

O investidor inteligente

Depois de entender melhor como é sua relação com o dinheiro, está na hora de conhecer as possibilidades de investimento. E certamente é a bolsa de valores que vem à sua cabeça quando falamos em possibilidades de bom retorno conjugado com alto risco, não é verdade? Conhecer o mercado e saber como ele funciona é o que este livro de Benjamin Graham vem ensinando há mais de 60 anos.

Wall Street e Wall Street 2: o dinheiro nunca morre

A sequência mostra o dia a dia de investidores da bolsa de valores de New York, particularmente Gordon Gekko, um especulador inescrupuloso que vai para a cadeia, acusado de cometer fraude. Anos depois, ele deixa a prisão e começa a viver de palestras, enquanto trama sua volta ao topo de Wall Street. Os filmes mostram os bastidores do mercado e a tentação do lucro fácil.

O lobo de Wall Street

Este longa também mostra o lado sombrio (e até criminoso) do mercado financeiro. Aqui, o personagem Jordan Belfort perde o emprego em uma corretora que fecha devido à prática de fraudes e volta ao trabalho vendendo ações fantasmas por um preço pequeno, com a promessa de extraordinários lucros. Belfort fica milionário, mas é investigado pelo FBI e condenado pela justiça. Além de muito bem-humorado, o filme é um alerta para não se deixar levar por promessas mirabolantes.

A grande aposta

O filme conta como a bolha imobiliária dos Estados Unidos explodiu, em 2008, na maior crise financeira mundial desde 1929, focando em um grupo de investidores que conseguiu prever o desastre e ir na direção contrária, lucrando bastante enquanto o resto do mundo falia. A película apresenta, de maneira didática, alguns conceitos bem complicados e deixa um ensinamento valioso: como o mercado financeiro trata o eterno balanço entre perdas e ganhos de maneira fria, como uma espécie de jogo de azar em um cassino. Ao mesmo tempo, mostra como o endividamento sem limites para o sustento de uma vida de consumo pode, da noite para o dia, transformar-se no pior pesadelo para famílias de baixa renda.

E então, gostou das sugestões? Não vê a hora de investir com sabedoria? Assine a nossa newsletter e fique por dentro. 

Imagem: A Grande Aposta. Fonte: bit.ly/568.ref
 
Share on Facebook272Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn68
Você deve gostar também
Família aumentando? Saiba como planejar o orçamento doméstico!
Viagem internacional: o que avaliar ao fazer o câmbio de moedas?
Travel Money x câmbio de moedas: qual a melhor opção para o viajante?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

%d blogueiros gostam disto: