7 dúvidas frequentes sobre debêntures e suas respostas | Blog ATIVA 7 dúvidas frequentes sobre debêntures e suas respostas | Blog ATIVA
Investimentos

7 dúvidas frequentes sobre debêntures e suas respostas

Está pensando em investir o seu dinheiro e não sabe como e nem onde começar? Então, vamos te ensinar o que são debêntures.

Elas são títulos de dívida de médio e longo prazo emitidos por empresas e que conferem ao detentor do título, o debenturista, um direito de crédito contra a emissora. 

O investidor de debêntures busca renda por meio do empréstimo de seus recursos à empresa que emite as debêntures. Esses títulos são emitidos por empresas de capital aberto que querem captar recursos no mercado.

Ficou interessado? A seguir, apontaremos as sete principais dúvidas sobre o assunto que ajudarão você a entender um pouco mais sobre o mercado de debêntures no país.

1. Qual é o objetivo da emissão de uma debênture?

O objetivo na emissão de debêntures é que a empresa consiga obter recursos em longo prazo para financiar seus projetos de investimentos ou, então, para estender as dívidas ou as necessidades financeiras que possuem. 

2. Quem pode emitir?

Os títulos podem ser emitidos por qualquer empresa que esteja enquadrada no modelo de Sociedade Anônima (S.A.), seja no formato aberto (quando não negocia suas ações na Bolsa de Valores) ou no fechado (quando não aplica ações na Bolsa).

3. Quais os riscos de investir em uma debênture?

Como em qualquer outra aplicação, o investidor de debêntures também não está imune aos riscos oferecidos pelo título. Os mais comuns são:

  • Risco de mercado: está relacionado à oscilação do mercado que afeta preços e taxas de juros e pode afetar diretamente o valor que você emprestou e fazer variar o montante final que você vai receber de volta;
  • Risco de liquidez: é a possibilidade de vender a sua debênture a outra pessoa e esse interessado não lhe oferecer o preço justo a ser pago por ela;
  • Risco de crédito: ocorre quando a empresa deixa de cumprir com suas obrigações e não devolve o valor investido ao credor. Isso ocorre, por exemplo, nos casos de falência, de recuperação judicial ou extrajudicial e de insuficiência de garantias.

4. Quais as principais vantagens?

Quem investe em uma debênture como pessoa física tem a possibilidade de receber a isenção no Imposto de Renda, nos casos em que a aplicação feita é voltada para as empresas que atuam com infraestrutura. A orientação é da lei 12.431.

Além disso, há debêntures com valores iniciais mais baixos, que oportunizam o acesso popularizado e outras opções variadas de rentabilidade que podem sem selecionadas pelo investidor de acordo com o modelo que mais se adequar ao seu perfil: com juros pré ou pós fixados, mistos ou, então, conversíveis em ações e com possibilidade de retorno acima dos títulos públicos são alguns exemplos.

Isso faz com que o investidor fique mais tranquilo, já que conhece a rentabilidade e o prazo com o qual está trabalhando.

5. O que é uma escritura de emissão?

É o documento que descreve as condições da debênture que está sendo comercializada. Trata-se, na verdade, de uma espécie de contrato que especifica os direitos e deveres conferidos pelo título, o montante de valores envolvidos, os juros, as datas de emissão e de vencimento e as condições de amortização e remuneração, entre outros.

6. Existe prazo para resgate? 

O prazo pode variar muito de debênture para debênture e de acordo com cada empresa, conforme características de cada uma e a escolha do investidor. Geralmente, são títulos de médio e longo prazos, cujas datas de emissão e de vencimento estão detalhadas e previstas na escritura.

Os juros também podem alternar entre fixos ou variáveis e pode haver participação e prêmio de acordo com o perfil de cada uma.

7. O que é rating de uma emissão de debêntures? 

É a avaliação que indica o grau de risco envolvido no processo e a probabilidade da empresa cumprir dentro do prazo as obrigações assumidas no momento da emissão e a variação de juros existentes durante o período de vigência.

Investir em debêntures pode ser uma ótima opção para você que aceita correr risco e busca boa rentabilidade. Tire suas dúvidas nos comentários e bons investimentos!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Vantagens e Riscos do Tesouro Direto
Comece a viver de renda em 4 passos
Saiba o que significa o índice IGPM e como ele afeta sua vida

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!