A importância de ter uma planilha de gastos diários ATIVA Investimentos – Blog
Educação Financeira

A importância de ter uma planilha de gastos diários

Uma planilha de gastos diários reúne em um só lugar todos os gastos que você realizou, sejam eles grandes ou pequenos. Embora possa parecer que exige muito esforço, a verdade é que montar e manter uma planilha do tipo não apenas é simples, como também é especialmente importante para os resultados das suas finanças pessoais. Assim, entenda a seguir qual é a importância de manter uma planilha de gastos diários e como melhorar os seus resultados.

Suas finanças ficam sob controle

Um dos principais motivos para se ter uma planilha de gastos diários é que suas finanças ficam sob controle, em curto e em longo prazo. Como você sabe exatamente quais foram os seus gastos, você evita aquela sensação de ficar se perguntando para onde o seu dinheiro foi.

Essa planilha é ainda mais importante para garantir que você conheça mais sobre gastos supérfluos ou que não trazem exatamente uma melhoria de qualidade de vida, mas que comprometem os recursos, mesmo assim. Um exemplo: quanto você gasta com o cafezinho diário na padaria? Se você lançar essas gastos em uma planilha perceberá que, provavelmente, esses gastos são maiores do que você pensa ou gostaria, comprometendo o orçamento.

Os investimentos são favorecidos

Ao conhecer a sua movimentação financeira a fundo, você conseguirá fazer cortes de gastos sem que eles alterem o seu padrão de vida. O resultado será mais dinheiro disponível no orçamento ao final do mês. Como dinheiro parado nunca é uma boa solução, você precisará investir e, com isso, ter uma planilha do tipo permitirá que você dê seus primeiros passos como investidor.

Você consegue realizar os seus sonhos

Se você tem um orçamento mais controlado e consegue investir, o resultado é que você consegue fazer um planejamento financeiro de mais qualidade. Isso o leva diretamente para a realização dos seus sonhos, visto que, com economia e investimento, você conseguirá juntar valores que possam torná-los realidade.

Mas será preciso ser bem sistemático no seu controle de gastos. Felizmente, a tecnologia pode ajudar: aplicativos como GuiaBolso e Organizze podem socorrê-lo na hora de fazer um acompanhamento diário de alto nível — e isso de maneira até automática, diminuindo os seus esforços e melhorando seus resultados financeiros.

Há mais proteção contra imprevistos

Ter um bom controle de orçamento também acaba protegendo você de imprevistos. Sabe quando o carro quebra, a casa precisa de um reparo ou você fica doente e precisa realizar um gasto que foge do plano do orçamento? Pois então, o gerenciamento de suas finanças, por meio da planilha de gastos diários, torna possível saber quanto guardar para um fundo de emergência.

Além de garantir que você esteja sempre seguro com relação às diversas situações imprevistas, essa atitude também evita que todos os seus esforços de economia e planejamento se percam por causa de uma situação atípica.

Manter uma planilha de gastos diários é uma forma de controlar melhor o orçamento, o que também favorece investimentos, realizações de sonhos e robustez contra imprevistos. Para isso, entretanto, boas práticas incluem a disciplina de registro e a análise constante. Se você procura praticidade, também pode utilizar aplicativos específicos para esse fim, gerando melhores resultados.

Quer mais dicas de como conter seus gastos e ter uma situação financeira de qualidade? Então assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

 

Share on Facebook878Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn59

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Quais empresas mais cresceram na Bovespa em 2016?
O que o brasileiro deve esperar da reforma da previdência?
Fundos de investimento: entenda o que é o come-cotas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!