Acúmulo de patrimônio: 4 dicas para ter sucesso | Blog ATIVA
Investimentos

Acúmulo de patrimônio: 4 dicas para ter sucesso

Quando se fala em acúmulo de patrimônio, o que isso significa para você? Se acha que para acumular patrimônio basta gastar pouco, está enganado. Por outro lado, não pense que apenas investindo você estará garantindo seu futuro.

O ideal para acumular patrimônio é uma combinação entre esses dois fatores: ao mesmo tempo em que você poupa, deve utilizar o resultado deste esforço para buscar os investimentos mais rentáveis para você.

Você pode se perguntar como fazer isso em um momento de crise, com salários em baixa e preços em alta, mas fique sabendo que é perfeitamente possível.

Veja, abaixo, 4 dicas para que você tenha sucesso no acúmulo de patrimônio:

1. Reduza seus gastos diários

Muitas pessoas pensam que a melhor maneira de poupar recursos é cortando gastos significativos da casa, como assinaturas de TV a cabo, planos de internet, entre outras contas. De fato, esses cortes costumam gerar uma boa economia, mas acompanhada de um grande sacrifício.

O grande vilão de quem quer poupar dinheiro é o gasto diário. São aqueles pequenos itens que você compra ou utiliza durante o dia, paga pouco e não vê o dinheiro indo embora. Mas, quando soma todas essas despesas, o problema aparece.

O perigo financeiro está escondido em xícaras de café após o almoço, chocolates a mais no supermercado ou mesmo em itens de vestuário desnecessários. Por isso, tente cortar alguns desses gastos e veja como seu dinheiro renderá mais ao final do mês. E esse rendimento pode ser aplicado em um bom investimento.

2. Varie seus investimentos

Quem investe deve estar pronto para diversificar a sua carteira. Essa é a maneira mais segura e lucrativa de gerar rentabilidade, pois faz com que você atue em várias frentes e possa colher frutos diferentes em cada produto.

Uma boa carteira de investimentos deve ser composta por produtos de renda fixa e renda variável, com aplicações de médio e longo prazo. Atualmente, existem inúmeros produtos, voltados para todo o tipo de perfil e objetivos diferentes. 

3. Não acumule dívidas

Antes de começar a investir, tente sanar suas dívidas o mais rápido possível. Principalmente se você está devendo em produtos com juros muito altos, como cartão de crédito ou cheque especial.

Esse tipo de endividamento acaba com o seu orçamento e dificulta tanto para poupar quanto para investir.

4. Não invista todos os recursos em bens

As pessoas criaram o hábito de acumular bens, em vez de patrimônio. Mas isso é uma prática que pode ser maléfica para os objetivos futuros. Seus bens devem ser adequados ao seu consumo.

Tenha um carro que atenda às suas necessidades, sem excessos. O mesmo vale para aparelhos eletrônicos, como celular, tablet ou computador. Em relação ao apartamento, se for financiar, faça uma projeção futura. Muitas vezes, vale mais a pena pagar um aluguel mais barato e investir o restante que seria gasto no pagamento das prestações. Assim, você poderá acumular para comprar seu imóvel à vista, no futuro.

Não deixe de seguir essas dicas. Você vai ver que será possível rentabilizar bastante o seu dinheiro. Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Share on Facebook97Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn18
Você deve gostar também
As vantagens e desvantagens de comprar um imóvel usado
Saiba o que significa o índice IGPM e como ele afeta sua vida
Saiba o que é CRA e CRI e descubra como investir

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web