Afinal, o que faz uma corretora de valores? | Blog ATIVA Investimentos
Investimentos

Afinal, o que faz uma corretora de valores?

Se você já pensou em começar a investir, seja nos títulos de renda fixa ou no mercado de ações, provavelmente se perguntou qual é o papel das corretoras de valores nesse processo. Afinal, não é possível participar da negociação desses ativos sem o intermédio de uma delas.

Neste post, vamos te explicar qual é a função de uma corretora de valores e mostrar como ela pode te ajudar a fazer os melhores negócios na hora de investir o seu dinheiro. Acompanhe!

O que é uma corretora de valores?

Corretoras de valores são empresas que intermedeiam as compras e as vendas de ações na bolsa de valores e demais títulos no mercado financeiro. Para atuarem de maneira regular, as corretoras precisam receber autorização do Banco Central do Brasil (BCB) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ambas autarquias federais vinculada ao Ministério da Fazenda.

Desse modo, toda pessoa interessada em fazer investimentos deve procurar pelos serviços de uma corretora de valores.

Como atuam as corretoras de valores?

Possibilitam a compra e venda de ações

Imagine um ambiente que administre fundos de investimento, bancos e interessados em investir em um único lugar, é exatamente assim que funciona uma bolsa de valores.

Para aumentar a segurança e melhorar a experiência de todos os envolvidos, as bolsas adotam algumas restrições, tornando possível o acesso às ações apenas por meio das corretoras de valores.

Assessoram os investimentos de renda fixa

As corretoras de valores também são grandes aliadas de quem deseja investir em papéis de renda fixa, como Letras de Crédito (LCI e LCA), títulos públicos e CDB.

Além de contar com todas as facilidades oferecidas por essas empresas, quem faz investimentos de renda fixa pode contar com isenção de diversas taxas, de acordo com a corretora e com os pacotes de serviço escolhidos.

Disponibilizam relatórios de rentabilidade

Para auxiliar o investidor a fazer os melhores negócios, as corretoras de valores também costumam elaborar relatórios de rentabilidade sobre as ações negociadas.

Os especialistas de uma corretora de valores se dedicam a acompanhar e analisar as empresas e o mercado para orientar da melhor maneira seus investidores. Eles te dirão quando é a melhor hora para comprar ou vender os seus papéis.

Como escolher uma corretora de valores?

Assim como pesquisamos e comparamos antes de contratar qualquer serviço, o mesmo devemos fazer antes de fechar negócio com uma corretora de valores. E um dos principais aspectos a serem considerados nessa hora é o valor cobrado pela corretagem.

A taxa de corretagem é cobrada a cada processo de compra ou venda de ações, por isso, o investidor deve conhecer bem o seu perfil e suas intenções no mercado financeiro para não acabar vendo seus ganhos diminuírem em razão das taxas aplicadas. A grande dica é optar por uma corretora que pratique taxas de corretagem fixas.

Avalie também as facilidades e os serviços oferecidos pela corretora, bem como a qualidade dos seus profissionais e do atendimento prestado. Isso tudo fará muita diferença na hora de investir o seu dinheiro com segurança e conseguir os melhores retornos que o mercado financeiro pode oferecer.

Se você ficou interessado e quer conhecer uma corretora de valores que pode fazer isso tudo por você, entre em contato conosco! E, se quiser compartilhar sua dúvida, fique à vontade para deixar um comentário.

Share on Facebook109Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn24
Você deve gostar também
Saiba como aplicar no Tesouro Direto
Como a queda da taxa Selic afeta os investimentos de renda fixa?
ETF: entenda o que é e como investir

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web