Aprenda como investir na bolsa | Blog ATIVA Investimentos
Investimentos

Aprenda como investir na bolsa

Luiz Barsi é um ex-engraxate que se tornou dono de uma das maiores fortunas do país aplicando na bolsa de valores. Luiz Alves Paes de Barros, um economista que hoje vive com seus rendimentos bilionários, oriundos também do mercado de ações. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, investir na bolsa de valores é extremamente prático.

Com ações que se valorizam até 200% no ano (caso da Bradespar, em 2016), o fato é que muita gente mantém seu dinheiro na poupança tão-somente por não saber como ganhar dinheiro na bolsa de valores. Nessa linha, uma pesquisa feita há alguns anos pelo Instituto Rosenfield, que revelou que 43,5% das pessoas não investem na bolsa por puro desconhecimento.

Que tal então mudar suas perspectivas financeiras e aprender como ganhar dinheiro na bolsa de valores?

O que é Bovespa?

Você já deve estar cansado de ouvir no noticiário que a “Bovespa caiu 2%”, que subiu 3%, etc., certo? Pois bem. A chamada BM&F Bovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) é a 3ª maior bolsa do mundo e é por meio dela que são feitas as negociações de ações no Brasil.

Quando se diz que a Bovespa caiu ou subiu, na verdade, estamos falando do Ibovespa, que é uma espécie de carteira de ações, um indicador de desempenho das ações listadas na Bovespa. Suas variações dão uma noção aos investidores de como está indo o mercado de ações, de forma global.

O que são ações?

Ações são cotas (pedaços) do patrimônio da empresa, que são divididos em diversas partes iguais, disponíveis para compra pelas empresas listadas na bolsa de valores. Se você tem ações de uma empresa, você se torna acionista dela.

Para investir em ações, preciso contratar uma corretora de valores?

Sim. Somente por meio dessas empresas que o interessado em comprar ações pode operar no mercado acionário. Mas não se preocupe, porque o processo de abertura de conta não passa nem perto da burocracia dos bancos.

Para abrir uma conta na ATIVA Investimentos, por exemplo (uma das maiores corretoras do Brasil, com mais de 30 anos de experiência), basta acessar a página de cadastro, preencher seus dados, responder a um questionário que vai avaliar seu perfil de investidor, enviar os documentos pessoais e pronto! Sua conta já estará aberta e você pode investir, transferindo seus recursos via TED. Se quiser saber mais sobre como abrir a sua conta em uma corretora, clique aqui.

É importante destacar que não há valor mínimo para investir na bolsa! 

É possível investir por conta própria?

Sim, é possível, embora o mais indicado é investir com o auxílio de especialistas para formular estratégias de acordo com seu perfil de investidor.

Quais são alguns macetes de pessoas experientes?

Investir pensando no longo prazo

Como ganhar dinheiro na bolsa de valores? O ideal é investir pensando no longo prazo. Isso porque quanto maior o prazo, maior também a possibilidade de rever as estratégias ou de não sair prejudicado pelos efeitos das flutuações naturais do mercado.

Diversifique seus investimentos

O velho ditado materno que recomenda não colocar todos os ovos na mesma cesta cai como uma luva nesse contexto. Apostar na diversificação é, portanto, o segredo. Afinal de contas, quanto maior é a diversificação, maior também é a diluição dos riscos.

Resiliência e controle emocional

O envolvimento das emoções nas decisões de investimento pode prejudicar o investidor. O valor das ações flutua ao sabor da oferta e procura, mas se você escolher ações de empresas sólidas, a tendência é que eventuais quedas sejam recuperadas no horizonte. Quer ver isso de forma concreta? Dê uma olhada então na lista de ações que se valorizam quase 1500% nos últimos 20 anos!

Estude sempre!

Existem diversas técnicas para estudar a movimentação das ações ao longo do tempo. As mais conhecidas são a Análise Técnica (que busca padrões em oscilações gráficas no preço dos ativos) e a Fundamentalista (focada no estudo da saúde financeira da empresa). Vale lembrar que a ATIVA Investimentos possui diversos materiais para aprimoramento da educação financeira de seus investidores!

Viu como ganhar dinheiro na bolsa de valores não é uma missão impossível? Quer saber mais? Então assine nossa newsletter e continue aprimorando seus conhecimentos no mercado financeiro com a nossa ajuda!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Bolsa de valores: quais são os setores mais aquecidos em 2017?
Entenda quando vale a pena ter um seguro de vida
Títulos do Tesouro: saiba quais são e como funcionam

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web