Bolsa de Valores: como saber se determinado papel vale a pena? | Blog ATIVA
Investimentos

Bolsa de Valores: como saber se determinado papel vale a pena?

Atualmente, investir na Bolsa de Valores é bem prático. A Internet é uma grande aliada na difusão das informações de ativos, cotações e aprendizado; o Home Broker traz maior liberdade, poder e agilidade aos investidores; e as redes sociais possibilitam a discussão.

Dados divulgados pela BM&F Bovespa em março de 2017 mostram que investir na Bolsa está se tornando uma atividade cada vez mais popular entre os brasileiros. Em 2002, o número de pessoas físicas em atividade na Bolsa brasileira somava cerca de 85 mil. Agora em 2017, o valor já chega a 575 mil pessoas cadastradas. O aumento nos últimos 15 anos, portanto, equivale a quase sete vezes.

Porém, apesar de vermos ações que valorizam até 200% ao ano (caso da Bradespar, em 2016), ainda é usual que muita gente mantenha seu dinheiro na poupança por não saber como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. Ou, então, porque a mesma ainda é vista como algo exclusivo de pessoas com alto poder aquisitivo.  

No artigo de hoje, vamos responder a uma das grandes dúvidas de todo investidor iniciante: Vale a pena comprar ações de empresas que estão em baixa?

Em teoria, o melhor investimento consiste em comprar na baixa e vender na alta. Na prática, no entanto, a execução disso é um pouco mais complicada porque mesmo com toda a informação disponível, são muitas variáveis que nos impedem prever quando a maré vai virar.

Rendimentos passados não são garantia de ganhos futuros e o investidor também pode ter decepções no curto prazo. Porém, é importante considerar a estratégia de comprar ações aos pouquinhos, quando a Bolsa cai muito e os preços se tornam atrativos demais para serem ignorados.

Como o mercado financeiro está cada vez mais inconstante, o maior segredo para o sucesso no mercado de ações é ter uma carteira diversificada. Dessa forma, é possível reduzir os riscos e possíveis prejuízos sem perder sua rentabilidade.

 

Como saber se determinado investimento vale a pena?

Consideramos que existe o investimento certo para cada pessoa, de acordo com os seus objetivos. Conversar com um assessor para identificar os investimentos é o melhor caminho para obter bons lucros. Ele vai entender quanto você tem para investir, qual o seu objetivo e que aplicações oferecem melhores juros para seu perfil.

Antes de investir, tenha em mente que é preciso conhecer as regras básicas das aplicações como juros, imposto de renda, cobertura em caso de quebra, prazo para resgate e rendimento líquido.

Além disso, é necessário que você conheça a empresa onde colocará o seu dinheiro. Pesquise se ela tem registrado lucros com frequência e como esses lucros são conseguidos; se a empresa trabalha de maneira sustentável, quais os seus próximos projetos, como anda o setor e muitos outros fatores. Esse conhecimento é necessário e pode significar a diferença entre perder e ganhar dinheiro.

Quer saber quais são os setores mais aquecidos para 2017? Reveja aqui. E se ainda tiver dúvidas, manda pra gente seu comentário!

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Conheça 5 plataformas de investimento profissionais para operar
Comece a viver de renda em 4 passos
Entenda quando vale a pena ter um seguro de vida

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

%d blogueiros gostam disto: