CDI: O que é e por que se fala tanto nele? | Blog ATIVA CDI: O que é e por que se fala tanto nele? | Blog ATIVA
Educação Financeira

CDI: o que é e por que se fala tanto nele?

Se você por acaso já pesquisou ou comparou alguns investimentos de renda fixa, muito provavelmente se deparou com a sigla CDI, não é mesmo? Por estar ligada à rentabilidade de muitas aplicações, essa sem dúvida é uma sigla bastante comentada no mercado financeiro. Quer conhecer o significado do CDI e saber como ele pode impactar seus investimentos? Então basta continuar a ler o post de hoje!

O que é o CDI?

Os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) são títulos emitidos pelas instituições financeiras que tem por finalidade lastrear as operações do mercado interbancário. A taxa CDI, é basicamente a média dos empréstimos feitos entre os bancos para um dia e é divulgada diariamente pela CETIP.

Como o CDI funciona?

Os caixas dos bancos não podem terminar o dia no vermelho, certo? Porém, pode ocorrer de, em algumas situações, o volume de saques ser superior à disponibilidade de dinheiro da instituição financeira. Nesses casos, o banco pode ser obrigado a buscar uma espécie de empréstimo com outra instituição do mesmo setor para assegurar liquidez ao mercado, garantindo os saques de dinheiro e fechando o dia no azul.

Quando esse tipo de transação entre instituições acontece, são emitidos títulos de um banco para outro. Esses títulos são os Certificados de Depósito Interbancário. É simples: enquanto a taxa Selic serve de referência para as negociações com títulos públicos federais, o CDI serve de base para as transações de títulos emitidos pelos próprios bancos.

Qual é a taxa do CDI?

As negociações de títulos interbancários são registradas na CETIP, uma central de custódia e de liquidação financeira de títulos. No site dessa instituição é possível acompanhar a taxa atualizada DI ou CDI. No dia 6 de junho de 2016, por exemplo, a taxa anual do CDI foi de 14,13%, enquanto a efetiva taxa Selic para o mesmo período foi de 14,15% — a meta era 14,25%. Vale lembrar que, por mais que o CDI seja divulgado anualmente, grande parte das negociações entre os bancos tem prazo de apenas um dia.

Como ele interfere nos investimentos?

O CDI também pode ser considerado o custo do dinheiro entre os bancos, já que é a taxa de juros dos empréstimos entre as instituições financeiras. Por isso, serve de benchmark (referência de comparação) para a rentabilidade de várias aplicações de renda fixa. Alguns fundos de investimentos de renda fixa buscam superar a taxa do CDI, por exemplo. Além disso, há aplicações financeiras que possuem como remuneração do capital investido uma porcentagem do CDI. É comum que os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) emitidos pelos bancos para captar dinheiro junto ao público paguem uma fração do CDI, por exemplo.

Bancos comerciais grandes, por terem certa facilidade de captar recursos (já que possuem muitas agências), geralmente remuneram os CDBs com uma porcentagem em torno de 80% do CDI. Os bancos menores, por não terem essa facilidade, costumam pagar nos CDBs taxas que ficam muito perto de 100% do CDI — ou até que ultrapassam essa marca. Esse percentual maior serve para compensar o risco do investidor. Ainda assim, CDBs são assegurados pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), no valor limite de até 250 mil reais por pessoa física em caso de inadimplência da instituição bancária.

Além dos CDBs, outros tipos de investimentos que geralmente possuem remuneração vinculada ao CDI e também são protegidos pelo FGC são as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs). Lembrando que quem possui conta na ATIVA Investimentos tem à disposição diversas aplicações de renda fixa que possuem remunerações com diferentes percentuais do CDI.

Mas e você, tem o hábito de utilizar o CDI para comparar o desempenho de seus investimentos? Comente e compartilhe suas experiências conosco!

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn39

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Vale a pena usar cartão de crédito internacional durante viagens?
Saiba como conquistar a independência financeira — e viva de renda!
É possível viver de renda?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!