Chegou a hora de comprar dólar? | Blog ATIVA Investimentos
Educação Financeira

Chegou a hora de comprar dólar?

Com os fatos em ebulição no mundo, às vezes é difícil acompanhar as cotações do dólar no mercado. O mais importante na hora de comprar a moeda americana é agir com estratégia, o que faz parte de um planejamento financeiro mais amplo.

Como se sabe, o Brasil aderiu ao regime de câmbio flutuante não por escolha, mas porque foi obrigado a fazê-lo. Não era mais possível sustentar o câmbio quase fixo e, por isso, no início de 1999, o governo adotou o regime de câmbio flutuante.

Nesse artigo, vamos dar dicas de como você pode aproveitar o melhor momento para comprar dólar, entre outras moedas.

 

Planeje-se

Quando planejamos uma viagem ao exterior, por exemplo, acompanhamos diariamente a cotação do dólar nos jornais, TV e internet. A cotação do dólar depende de várias nuances ao longo do dia, como agenda econômica, cenário político, impactos geológicos (furacão, terremoto), queda dos preços de algumas commodities (petróleo, minério), e até mesmo ambienteis desagradáveis como atentados terroristas.

Por outro lado, quem define o valor da moeda para compra e venda é justamente a lei da oferta e da procura. Quando a procura é muito alta, o valor do dólar em relação ao real tende a ser maior. Quando a oferta é maior, o valor tende a cair.

 

Cotação

Vamos pensar no exemplo de viagem internacional para ficar mais didático. Sempre fique atento às cotações diárias. Não precisa correr em várias casas de câmbio, ficar online 15h na internet, entre outras loucuras. Basta ficar atento aos noticiários nacionais. Neles, você pode ter uma ideia da oscilação diária e prever o câmbio, quem sabe até no dia seguinte.

Se deixar para trocar a moeda por dólar na última hora, pode ser que você não consiga comprar a quantidade que deseja. Isso acontece tanto pelo fato da cotação estar alta ou por não ter reservado a quantidade necessária em reais. Planeje-se aos poucos, assim garantirá uma viagem tranquila e, mais importante, com dinheiro no bolso.

 

Segure a ansiedade

Na hora de converter o real para dólar não é recomendável, por mais vantajoso que o valor da moeda esteja naquele dia, trocar todo o montante de uma só vez. Isso porque amanhã essa cotação pode inclinar e descer ainda mais.

 

Projeção

Como o preço do dólar segue uma gama de intempéries, não há um consenso sobre para onde a cotação do dólar deverá seguir nos próximos meses. De acordo com o mercado, a cotação do dólar terminará 2017 entre 3,35 a 3,20 reais.

 

Investimentos

Caso você opte por ter investimentos atrelados ao dólar, deve buscar por fundos cambiais e nacionais que aplicam na moeda estrangeira.

 

Na ATIVA…

Você sabia que a ATIVA Investimentos oferece a maior variedade de moedas estrangeiras? Na corretora, você encontra ainda o serviço de delivery, para você viajar com mais calma e praticidade. A ATIVA trabalha com as principais moedas do mundo, como Dólar Americano, Canadense, Australiano, Euro, Libra, Peso Argentino, entre outros.

Fale com a nossa equipe de atendimento e fique por dentro das principais cotações de moedas estrangeiras!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Como avaliar uma oportunidade de investimento utilizando benchmark?
Feriados de 2017: 5 dicas para economizar e se divertir
O que é a BM&FBovespa?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web