Como avaliar as melhores empresas da Bolsa para investir o seu dinheiro?
Educação Financeira

Como avaliar as melhores empresas da Bolsa para investir o seu dinheiro?

Além de ter os objetivos traçados e o conhecimento das regras básicas das aplicações, é importante que você tenha conhecimento da empresa onde colocará seu dinheiro. No entanto, a escolha da companhia que possa garantir mais rendimentos ao investidor não é uma tarefa fácil.

Um dos segredos para começar a investir e ser bem-sucedido nessa área é saber selecionar corretamente quais organizações farão parte da sua carteira de ações. Se você quer descobrir como fazer isso, confira neste post quais as dicas para avaliar a saúde de uma empresa na bolsa de valores e fazer seu investimento valer a pena.

 

Visão geral

Estudar profundamente cada uma das empresas que podem entrar na sua carteira é essencial para não errar. Para começar, veja a reputação dela no mercado como um todo. Sempre dê preferência a companhias que possuem uma imagem positiva, sólida e que estejam em uma posição privilegiada em comparação com a média de seus concorrentes.

Saber qual a fatia de mercado ela possui, como é o relacionamento dela com clientes e fornecedores e conhecer quem são as pessoas que estão à frente do negócio são apenas alguns exemplos de aspectos que você deve considerar para ter as garantias necessárias que precisa para investir.

Averigue o passado da empresa. Conhecer os altos e baixos e saber como a organização se comportou em situações de risco pode oferecer um bom panorama para saber o que esperar dela em diferentes momentos da economia.

 

Estabilidade financeira

Pesquise se ela tem registrado lucros com frequência e como esses lucros são conseguidos. Ter consciência da saúde financeira, saber qual é o fluxo de caixa, se a empresa é lucrativa ou se possui dívidas ativas é uma maneira de proteger-se de investimentos arriscados e ter uma perspectiva real da rentabilidade futura da organização.

 

Credibilidade dela perante o mercado

Verifique a fundo a reputação da empresa. Saber se as ações podem gerar lucros mesmo nos piores momentos da economia é um fator determinante para se dar bem. Em um momento de crise financeira, até as empresas mais sólidas estão sujeitas a quedas, mas é também nesses momentos que surgem as melhores oportunidades de comprar ações potencialmente lucrativas, a preços acessíveis e ter ganhos futuros ainda maiores.

 

Sustentabilidade

Veja se a empresa trabalha de maneira sustentável. Procure saber quais os planejamentos da empresa para os próximos anos, se ela receberá algum aporte, se tem planos de expansão e todos os riscos aos quais ela está sujeita. Além de acompanhar as notícias do mercado especializado, você poderá consultar os relatórios que companhias emitem periodicamente para prestar constas aos seus acionistas.

 

Planos futuros

Procure saber quais os planos da empresa para os próximos anos, se ela receberá algum aporte, se tem planos de expansão e todos os riscos aos quais ela está sujeita. Além de acompanhar as notícias do mercado especializado, você poderá consultar os relatórios que companhias emitem periodicamente para prestar constas aos seus acionistas.

 

Esses conhecimentos são necessários e podem significar a diferença entre perder e ganhar dinheiro. Está pronto para investir em ações? Veja esse guia sobre os setores mais aquecidos da economia em 2017. Acompanhe!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
4 melhores investimentos para aplicar a partir de R$ 1.000
Casamento à vista: saiba como se planejar financeiramente
O que é Swing Trade?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web