Como começar a investir em fundos de renda fixa | Blog ATIVA Como começar a investir em fundos de renda fixa | Blog ATIVA
Investimentos

Como começar a investir em fundos de renda fixa

A busca por uma renda adicional é uma das saídas encontradas pelas pessoas para enfrentar períodos de crise econômica. Os investimentos são alternativas para obter essa renda. No Brasil, existem basicamente dois tipos de investimentos: os de renda fixa e os de renda variável. Todos têm seus pontos bons e seus riscos.

Neste artigo, trataremos dos fundos de renda fixa, seus benefícios e como funcionam. Confira!

O que são e como funcionam os fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa são títulos que o investidor compra e que rendem juros de acordo com determinados índices. São, na verdade, empréstimos que a pessoa faz ao governo, recebendo juros em troca. O governo precisa de capital para realizar suas operações, para pagamento de dívidas, realização de obras, financiamentos e muitas outras coisas. Dessa forma, qualquer cidadão pode emprestar dinheiro ao governo e, como em qualquer transação de empréstimo, receber juros sobre o capital investido.

Para fazer esse empréstimo, existem as instituições financeiras que arrecadam o dinheiro e passam ao governo, servindo também como ponte no sentido inverso, ou seja, repassam ao investidor os juros pagos pelo governo. Eles podem ser investidos em curto ou longo prazo.

Um fundo de renda fixa rende de acordo com a Taxa Selic (taxa de juros que serve como referencial para as operações de mercado). Porém, é preciso considerar que os fundos cobram Imposto de Renda (IR) e taxa de administração.

Rentabilidade e encargos

O rendimento da Selic menos a taxa administrativa corresponde à rentabilidade bruta do investimento. Considerando a incidência do IR, tem-se que a rentabilidade líquida do investidor é igual à rentabilidade bruta menos o IR.

A Selic é definida todos os meses pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) e costuma superar o índice inflacionário. Já as taxas administrativas variam conforme a instituição mediadora, sendo a regra geral: quanto maior o capital investido, menor a taxa. O IR funciona de forma similar: quanto maior o prazo do investimento, mais o imposto cai.

Benefícios

Investir em fundos de renda fixa apresenta algumas vantagens:

  • Rentabilidade superior à da poupança;

  • Maior segurança (o governo, via de regra, cumpre suas obrigações);

  • Possibilidade de capital inicial menor (boa opção para pequenos empreendedores e pessoas físicas em geral);

  • Oportunidade de diversificação;

  • Gestão profissional e interesse em comum (os fundos são administrados por profissionais competentes que têm o mesmo interesse que os investidores: a melhor rentabilidade);

  • Facilidade de investir.

Como investir em fundos de renda fixa

Para investir, não há dificuldades. Há três formas de fazer isso.

Pela instituição financeira

Dirija-se à instituição financeira e converse face a face com o responsável, que lhe passará todas as informações e os detalhes do investimento: rentabilidade, taxa administrativa, percentual de IR e melhores prazos.

Pela internet

Também é possível adquirir fundos de investimento pela internet, por meio do Internet Banking ou de empresas que disponibilizam em seus sites todas as informações e formas de investimento.

É uma maneira prática, cômoda e rápida de investir, bastando abrir uma conta para começar suas aplicações. As empresas de investimento que oferecem serviços digitais têm uma gama de opções muito ampla, além de dar todo o suporte necessário ao cliente.

Pelo caixa eletrônico

Para aqueles que já têm um maior conhecimento sobre o assunto, é possível simplesmente ir até o caixa eletrônico e investir.

Já está fazendo algum investimento em fundos de renda fixa? Já conhece uma boa empresa de investimentos? Deixe seu comentário sobre o assunto!

 
Share on Facebook153Share on Google+2Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn43

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
4 dicas para escolher o plano de corretagem ideal para você
Vale a pena investir em ações mesmo durante a crise?
Qual a diferença entre análise técnica e fundamentalista?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!