Como investir em fundos de ações? | Blog - ATIVA Investimentos
Investimentos

Como investir em fundos de ações?

Um investimento de renda variável, como é o caso das ações, pode acarretar mais riscos para o investidor, mas ainda pode trazer rentabilidade considerável. Uma boa ideia para aproveitar os benefícios de ter ações em seu nome é apostar em fundos de ações, que são divididos em pedaços chamados cotas e permitem arrojar-se em diversos produtos simultaneamente.

Essa alternativa é bastante indicada para aqueles investidores que estejam dispostos a correr um pouco mais de riscos, em troca de uma rentabilidade maior. Você sabe como investir em fundos de ações? Acompanhe mais a respeito do assunto, neste artigo!

Como funcionam os fundos de ações?

Em um fundo de ações, o investidor é responsável por adquirir uma cota de investimento, de modo a destinar os recursos para diferentes ações. Quando você coloca seu dinheiro em um fundo de ações, vai receber em troca certo número de cotas. E o valor que você investiu passa a fazer parte do patrimônio do fundo.

No caso dos fundos de ações, a administração e o investimento dos recursos ficam a cargo de um gestor qualificado, que é o responsável por distribuir os recursos do patrimônio do fundo em busca de rentabilidade. O investidor terá participação em tal rentabilidade, de acordo com a quantidade de cotas que apresenta.

Esses fundos podem ser do tipo aberto, em que o investimento é realizado no momento em que o investidor quiser; ou do tipo fechado, quando há um período determinado para que o investimento seja feito. Vale a pena alertar para o fato de que, nos fundos do tipo aberto, quem investe pode também resgatar seu capital a qualquer momento.

Quais os benefícios dos fundos de ações?

Os fundos de ações têm se tornado bem populares, porque são uma opção de investimento mais simples do que investir diretamente na Bolsa. Além disso, trata-se de uma escolha em que o investidor corre menos riscos do que se realizasse a administração dos investimentos por conta própria.

A diversificação da carteira é outro ponto altamente positivo, visto que — através do fundo — o cliente consegue investir em vários papéis, sem a necessidade de disponibilizar uma quantia muito alta.

Outra característica que é bastante atrativa para muitos investidores é a liquidez que alguns fundos oferecem, assim como a possibilidade de investir pensando em longo prazo. O fato de exigir valores menores para negociar determinadas ações traz acessibilidade, o que é um benefício para investidores novatos ou com poucos recursos.

Como investir em fundos de ações?

Uma das características mais destacáveis do investimento em fundos de ações é que, de maneira bem simples, você pode adquirir uma cota. Também é necessário estar ciente de que é preciso pagar algumas taxas, como de administração e, eventualmente, sobre a performance do gestor do fundo.

É muito importante, entretanto, que você avalie adequadamente a carteira do fundo e faça uma escolha mais certeira do fundo no qual irá investir.

Investir em fundos de ações é uma das maneiras mais práticas de se conseguir aproveitar a rentabilidade de um investimento na Bolsa de Valores, e com a ajuda de um gestor e de uma ótima assessoria de investimentos você vai longe!

Você anda pensando em investir em ações? Aprendeu sobre como investir em fundos de ações no nosso artigo? Conte pra gente nos comentários!

Share on Facebook478Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn40
Você deve gostar também
Vale a pena investir em ações mesmo durante a crise?
As 4 principais dúvidas sobre Previdência Privada
Olimpíadas em Tóquio: quanto custará participar da festa em 2020?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web