Como operar com ações em baixa? | Blog ATIVA Investimentos
Educação Financeira

Como operar com ações em baixa?

Em maio deste ano, o principal índice da Bovespa fechou na maior desvalorização diária em quase nove anos. Na ocasião, o circuit breaker, um mecanismo que paralisa o pregão quando a Bolsa perde mais de 10% em relação ao fechamento do dia anterior, foi ativado para frear a queda.

Naquela situação, boa parte dos investidores não sabiam o que fazer, pois muitos nunca haviam presenciado um momento desses. No post de hoje, vamos dar dicas de como se comportar quando tiver ações em queda livre. Descubra como operar naquele momento em que toda a sua carteira perde muito valor.

 

 

Não se precipite

Em momentos de turbulência de mercado, há uma grande probabilidade de ocorrer o chamado “efeito manada”, nome dado ao comportamento em massa de investidores da Bolsa que vendem suas ações sincronicamente. Em outras palavras, se todo mundo está vendendo, eles tendem a seguir na mesma.

Nossa dica é que, se você já tem um patrimônio posicionado na Bolsa, não se precipite. Isso pode ser perigoso. Espere alguns dias para ver como o mercado vai se comportar e tome uma decisão com mais cautela. Já para pessoas que estão construindo carteira, essa pode ser uma boa oportunidade de compra de papéis em liquidação.

 

Aprendendo com a situação

Quando o mercado cai de forma tão brusca, podemos tirar algumas lições dessa situação. Uma delas é ter uma parcela do patrimônio em renda fixa. Em dias de queda, essa é a melhor opção de ter munição para aproveitar oportunidades, além de ser uma opção segura.

A diversificação é uma técnica que permite reduzir riscos através de alocação de investimentos entre vários instrumentos, setores ou outras categorias. Sendo assim, ter uma carteira diversificada, mesmo não sendo suficiente para evitar perdas, reduz de forma significativa o risco ao investir.

 

Aproveitando a oportunidade

É muito comum, em momentos de crises ou instabilidades, que as pessoas fiquem pessimistas e tenham receio de comprar ações. E depois que a Bolsa se recupera 10% ou 20%, elas criam a coragem necessária e entram tarde. Apesar da incerteza gerada pelas notícias sobre crise política e econômica no país, existem inúmeras opções onde investir dinheiro quando existe uma tendência de queda da Bolsa.

Fundos Long Short: Neste tipo de fundo, o investidor costuma traçar estratégias para comprar ações com grande potencial e, ao mesmo tempo, ações menos rentáveis. O fundo tem como objetivo manter uma exposição neutra ao risco do mercado.

Empréstimos de ações: Com os papéis das companhias em baixa, o investidor, neste caso, pode emprestar ou alugar as próprias ações. Essa opção é válida para diminuir o risco de perdas dos papéis.

– Fundos quantitativos: nessa opção, as ordens de compra e venda dos ativos são disparadas automaticamente por servidores que se baseiam em centenas de fórmulas e modelos matemáticos para identificar as oportunidades de ganho.

– Hedge: As operações de hedge são realizadas por empresas e investidores que desejam se proteger dos riscos das cotações diárias Um dos exemplos mais conhecidos é de uma empresa de petróleo. Os países que exportam petróleo precisam de um seguro financeiro no mercado futuro. As cotações podem variar por diversos fatores, tais como: atentados, condições meteorológicas, cenário político etc.

– Fundos de capital protegido: os fundos de capital protegido garantem ao investidor o retorno mínimo do dinheiro investido. Para tanto, esses produtos têm prazo de funcionamento e de captação limitado.

 

Para não ficar inseguro com possíveis oscilações na Bolsa, conte com a ATIVA Investimentos! Conheça nossos produtos e serviços e deixe o seu comentário para que possamos ajudar você.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Entenda o que é a CPMF e como ela afeta sua vida
Onde fica custodiado o dinheiro do investidor em uma corretora?
Saiba como organizar a sua viagem internacional

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web