Como se planejar para estudar ou trabalhar no exterior?
Educação Financeira

Como se planejar para estudar ou trabalhar no exterior?

Estudar ou trabalhar no exterior pode ser um desafio para muitas pessoas. Ficar longe do país de origem por um período determinado ou indeterminado é um grande projeto e, como tal, exige um bom planejamento, inclusive financeiro. Para ajudá-lo no processo, o post de hoje reúne dicas para você realizar esse sonho de forma bem planejada. Confira!

 

Antes de tudo, defina o seu objetivo

Conhecer os melhores destinos do mundo, estudar outro idioma numa instituição renomada, conciliar trabalho e estudo. Qual o seu objetivo? São diversas possibilidades que exigem gastos específicos, por isso, definir o objetivo e o destino são os primeiros passos. Assim, será possível calcular a quantia necessária para cobrir custo total da viagem, considerando fatores como o valor do curso, passagens áreas e, principalmente, o custo de vida no país de destino.

 

Planeje com antecedência

Tenha em mente que quanto melhor for a organização financeira antes da viagem, mais realizações serão possíveis durante sua estadia no exterior. Para tal, lance mão das planilhas. Em uma, coloque todas as receitas e gastos mensais. Isso vai ajudá-lo a visualizar o valor disponível para economia e a ter controle sob suas finanças antes de viajar.

Em outra planilha, estime os gastos que você poderá ter no exterior com passagens aéreas, moradia e até mesmo com viagens. Essa projeção o ajudará a chegar a um valor ideal para cada mês durante a temporada fora do país de origem.

 

Fique atento ao câmbio

A boa e velha pesquisa de preço também vale na hora de escolher o melhor lugar para realizar o câmbio. Faça uma pesquisa e descubra os preços de compra e venda praticados em diferentes instituições. A pesquisa vai ajudar a identificar o local em que seu dinheiro será mais valorizado.

Atualmente, é muito fácil fazer uma cotação no nosso site. Lá, é possível fazer a simulação da moeda ou do cartão Travel Money que você precisa, e em poucos minutos você recebe a sua cotação por e-mail.

É muito importante que você avalie bem as taxas administrativas cobradas pela empresa para realizar o câmbio antes de fechar o negócio. Muitas vezes, o cliente se sente atraído pelos números favoráveis da cotação, mas, ao acrescentar as taxas administrativas, ele acaba saindo com prejuízo.

Na ATIVA, para a compra em espécie, você paga o câmbio da moeda + o IOF (1,10%) e para o Travel Money o IOF é de 6,38%, além de não cobrar mais nenhuma outra taxa para operações.

Além de segurança e economia, é importante escolher uma empresa que não traga preocupações a mais para realizar o câmbio. Dessa forma, opte por lugares que realizam as operações de forma prática e rápida. Nós, da ATIVA, oferecemos o serviço de delivery gratuito para compras de moedas a partir de US$200,00 ou valores equivalentes em outras moedas.

Economize!

Criar o hábito de programar suas finanças pessoais é muito importante para realizar qualquer grande projeto, principalmente a vida no exterior. Além de uma boa organização, é imprescindível ter disciplina e força de vontade para manter o planejamento e não se deixar levar por compras de impulso enquanto estiver economizando.

Adote hábitos de consumo mais conscientes, se esse ainda não é o seu perfil. É necessário rever seus gastos mensais, focando na nova prioridade e excluindo tudo aquilo que te tira desse foco. Tenha em mente o retorno que o investimento vai trazer.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
4 melhores investimentos para aplicar a partir de R$ 1.000
Como avaliar as melhores empresas da Bolsa para investir o seu dinheiro?
Os 3 principais tipos de riscos dos seus investimentos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web