Debêntures incentivadas: por que têm isenção no Imposto de Renda? | Blog ATIVA Debêntures incentivadas: por que têm isenção no Imposto de Renda? | Blog ATIVA
Investimentos

Debêntures incentivadas: por que têm isenção no Imposto de Renda?

Muita gente já sabe que a poupança não é um investimento rentável e procura outras opções para gerar mais renda. No entanto, a alíquota do Imposto de Renda pode tomar parte dos rendimentos em muitas aplicações. Para quem prefere escapar do leão, as debêntures incentivadas podem ser uma excelente escolha.

Esses títulos possuem o incentivo do Governo Federal e são isentos de IR. É possível começar a aplicar com valores modestos e colher bons frutos. Quer conhecer mais sobre as debêntures incentivadas? Confira o post de hoje!

O que são debêntures?

As debêntures são títulos privados emitidos por empresas de diversos setores. Quem compra um desses títulos — o debenturista — está, de certa maneira, emprestando dinheiro para uma companhia.

Assim, o investidor passa a ser credor dessa empresa e receberá seu dinheiro de volta acrescido de uma remuneração. Esses títulos normalmente têm vencimento de médio a longo prazo — entre 2 e 10 anos, por exemplo.

Por que as debêntures incentivadas têm isenção de Imposto de Renda?

As debêntures incentivadas são uma divisão especial desse tipo de título. Elas são emitidas por empresas que atuam em projetos de infraestrutura, como a construção de aeroportos, portos e estradas. Concessionárias de energia e de rodovias, por exemplo, estão autorizadas a emitir as debêntures incentivadas.

Por esse motivo, esses papéis recebem o incentivo do Governo Federal por meio da isenção de IR. A intenção é atrair mais investidores para esse tipo de título devido à maior possibilidade de rendimento e, com isso, garantir as obras de infraestrutura no país tenham mais fontes de financiamento.

Qual é o rendimento esperado?

As debêntures são títulos de renda fixa, ou seja, o investidor sabe qual será o rendimento ou como ele será calculado no momento da aplicação. Normalmente, as debêntures pagam uma remuneração que corresponde à inflação (IPCA) + X%. Ou seja, mesmo em uma situação de inflação em alta, seu dinheiro não perderá o valor.

Esse percentual pago além da inflação é o rendimento real e varia bastante. Depende do prazo do título, do valor investido, da empresa que emite, entre outros fatores. Por isso, é sempre bom pesquisar as opções disponíveis no mercado antes de investir.

Vale a pena ressaltar que o rendimento real das debêntures incentivadas será sempre mais alto que das debêntures comuns devido à isenção de IR.

Em comparação com outros investimentos de renda fixa, como CDBs, a vantagem em relação ao rendimento também prevalece. Essas outras aplicações costumam ter alíquota de IR entre 15% e 22,5% do rendimento.

Como investir?

No passado, o investimento em debêntures estava restrito às pessoas com grande poder financeiro, mas esse cenário mudou bastante. Hoje, os pequenos investidores também podem aproveitar as vantagens das debêntures incentivadas.

Por meio de corretoras de valores já é possível aplicar em debêntures mesmo dispondo de um orçamento mais baixo. Antes de investir nas debêntures incentivadas, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Preste atenção ao prazo de vencimento dos títulos para escolher o investimento que melhor se adapta às suas expectativas.

Além disso, pesquise sobre a reputação da corretora e sobre os riscos da aplicação. Sempre dê preferência a empresas sólidas, experientes e que se preocupem em levar valor para seus clientes.

Está pensando em investir em debêntures incentivadas? Busca uma parceria rentável e duradoura? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça o melhor investimento para você!

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn13

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
5 vantagens de investir em Certificados de Operações Estruturadas
Fundos de investimento: como funcionam e quais são os principais tipos
Entenda o que é a taxa Selic e qual sua previsão para 2017

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!