Diversificação de investimentos: Qual é o momento certo? | Blog ATIVA Diversificação de investimentos: Qual é o momento certo? | Blog ATIVA
Educação Financeira

Diversificação de investimentos: qual é o momento certo?

Mesmo investidores iniciantes já escutaram, em algum momento, que é importante ter uma carteira de investimentos diversificada para construir um patrimônio de longo prazo. No entanto, muitos não entendem bem o que isso significa na prática e como dar os primeiros passos nesse sentido.

Por isso, vamos mostrar neste post por que a diversificação de investimentos é estratégia essencial para qualquer investidor e qual é o momento certo para apostar nela:

Otimização de investimentos

A diversificação de investimentos é o primeiro passo para você otimizar sua carteira de produtos. O motivo é simples: a imprevisibilidade é uma das principais características do mercado financeiro.

Ao diversificar sua carteira e apostar em produtos com diferentes características, você reduz os riscos e, ainda, tem a chance de aumentar a rentabilidade alcançada com seus investimentos. Uma carteira diversificada tem resultados variáveis, mas está menos exposta à volatilidade dos ativos do que um portfólio composto por investimentos semelhantes.

O que isso quer na prática?

Uma carteira de investimentos muito focada em renda fixa, com produtos como LCI, LCA e CDBs, tem como vantagem o baixo risco e um investimento inicial relativamente acessível. No entanto, a rentabilidade alcançada pode não ser a desejada pelo investidor que quer manter a segurança do seu patrimônio a longo prazo.

Por outro lado, ao concentrar os investimentos em ativos de renda variável, o investidor pode alcançar uma alta rentabilidade, mas fica exposto à alta volatilidade do mercado financeiro e pode sofrer perdas significativas. 

Carteira diversificada 

Para conjugar rentabilidade e redução de perdas, o ideal é buscar uma carteira composta por opções de renda fixa e variável. Assim, é possível compensar possíveis perdas de determinado mercado com o bom desempenho de outro.

Uma metodologia eficaz de rebalanceamento é a chave para a diversificação de investimentos. O rebalanceamento consiste em, com base em acontecimentos e dados passados, balancear os ativos de sua carteira, reduzindo suas posições no que estão se valorizando e aumentando nos que estão se desvalorizando.

Isso porque é possível antecipar um ganho com os ativos que estão se valorizando e apostar num ativo que pode dar retorno maior no longo prazo.

Importância da consultoria profissional

A diversificação de investimentos é uma estratégia que deve fazer parte da vida de todo investidor. Para executá-la da melhor forma, o ideal é contar com o valioso auxílio de uma assessoria profissional.

Empresas especializadas podem orientá-lo em relação aos melhores investimentos para compor sua carteira levando em considerado fatores como investimento inicial, rentabilidade, perfil de investidor e, principalmente, objetivos de curto, médio e longo prazo.

Um especialista vai ajudá-lo a construir um portfólio de acordo com suas necessidades e possibilidades, baseado em dados e desempenhos anteriores. Esse cuidado não elimina, mas reduz o risco de perdas.

Se você não está satisfeito com o desempenho da sua carteira, seja por conta da rentabilidade ou de perdas sofridas, procure uma assessoria profissional e não deixe de apostar na diversificação de investimentos.

Quer diversificar seus investimentos e ter acesso às melhores soluções financeiras para o seu perfil? Não deixe de entrar em contato com a ATIVA Investimentos.

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn23

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Como começar a investir em fundos imobiliários em 3 passos
Qual o melhor investimento para garantir o futuro dos meus filhos?
O que é a análise fundamentalista de ações?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!