É possível viver de renda? | Blog - ATIVA Investimentos É possível viver de renda? | Blog - ATIVA Investimentos
Educação Financeira

É possível viver de renda?

Investir é uma forma de fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Se forem feitos da maneira correta, os investimentos garantem uma quantia extra para o seu orçamento, o que permite realizar planos e acumular patrimônio.

Esse conceito é levado ao máximo quando se fala em viver de renda: nesse caso, você investe por determinado período e, depois, aproveita recebimentos periódicos definidos por você. Mas será que é possível viver dessa forma? A resposta você confere a seguir.

É possível viver de renda?

De maneira simplificada, é, sim, possível viver de renda. Isso significa que você vai precisar investir determinada quantia para construir patrimônio e obter um retorno a partir da rentabilidade mensal do investimento.

Para isso, entretanto, você vai precisar estabelecer um planejamento financeiro. A menos que você tenha uma grande quantia disponível, será necessário fazer investimentos regulares de modo a conseguir a renda desejada.

Como fazer para viver de renda?

Planeje

Para viver de renda, você vai precisar criar um planejamento muito bem estruturado, de modo a assegurar que os recursos necessários estejam disponíveis no período que você deseja. Isso significa responder a três perguntas: qual é sua renda desejada, quanto tempo você quer investir e por quanto tempo você deseja usufruir da sua renda?

Essa definição vai ajudá-lo a identificar o quanto você deve investir por mês para conseguir esse rendimento. Nesse quesito, inclusive, você também vai precisar definir qual o tipo de investimento vai escolher. Quanto maior for a rentabilidade de um investimento, como o mercado de ações, menos tempo você vai precisar e mais riscos você vai correr ― tenha isso em mente.

Obtenha os recursos

Você também vai precisar obter os recursos necessários para investimento. Isso significa que será necessário aumentar sua renda, conseguir uma fonte extra ou, então, economizar a partir do seu orçamento. Seja como for, é indispensável garantir os aportes para construir patrimônio.

Acompanhe os investimentos

Uma vez que seus recursos estejam investidos, você deverá acompanhar seus investimentos. Se você investiu em ações que pagam dividendos mensais, por exemplo, poderá usar parte deles como reinvestimento, de modo a viver de renda graças ao aumento do patrimônio construído.

Avalie os resultados

A avaliação também é importante porque permite que você troque de investimento caso uma opção se mostre mais vantajosa do que outra ou que faça as modificações necessárias para assegurar a renda.

Quais as vantagens e desvantagens?

A grande vantagem de viver de renda é que você garante muito mais segurança financeira para você e sua família. Com um dinheiro que se junta ao seu orçamento de maneira regular, fica mais fácil se planejar e manter o padrão de vida.

O resultado disso é mais independência e mais liberdade financeira, além de permitir, inclusive, que você invista mais para ter mais rendimentos. Na aposentadoria, por exemplo, existe mais segurança se você vive de renda. O aumento na renda também pode significar mais possibilidade de investimentos e, com isso, você pode aumentar cada vez mais os seus rendimentos, como um ciclo.

Por outro lado, a desvantagem é que para viver de renda existe uma carência, que é o tempo de investimento necessário para construir o patrimônio. Além disso, é exigido um planejamento financeiro muito estrito, já que o patrimônio principal precisa ainda ser capaz de render o dinheiro desejado por mês conforme for sendo utilizado. Dependendo do tipo de investimento escolhido, é melhor fazer aportes mensais e reinvestimentos mesmo após receber a renda.

É possível viver de renda, desde que você tenha um planejamento financeiro bem estruturado e que determine o quanto você precisa investir e por quanto tempo para obter o valor desejado. A vantagem desse tipo de renda é que você tem mais independência e segurança financeira, mas a exigência de um bom planejamento e, frequentemente, de reinvestimentos contam como pontos negativos. Por isso, cabe a você avaliar se essa é, realmente, a melhor opção para seu orçamento.

Para acertar em cheio, você pode contar com uma assessoria personalizada na hora de fazer investimentos e conquistar a renda que tanto almeja. Ainda tem alguma dúvida sobre como viver de renda? Comente e participe!

 
Share on Facebook280Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn30

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
6 filmes e livros sobre investimentos que você precisa conhecer
Viagem internacional: o que avaliar ao fazer o câmbio de moedas?
4 melhores investimentos para aplicar a partir de R$ 1.000
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!