Entenda a diferença: Ações Ordinárias e Preferenciais | Blog ATIVA Entenda a diferença: Ações Ordinárias e Preferenciais | Blog ATIVA
Investimentos

Entenda a diferença entre ações ordinárias e preferenciais

Todos os anos, o mercado de ações movimenta trilhões e mais trilhões de dólares ao redor do planeta. Para que se tenha uma noção, juntas, as 13 maiores bolsas de valores do planeta — a BM&F Bovespa ocupando a 13ª posição — possuem mais de 40 trilhões de dólares em capitalização de mercado, o que equivale a mais de 4 vezes o PIB americano — o maior do planeta.

Para um espectador mais distante, todas estas movimentações de capital podem representar simplesmente compras e vendas de títulos de propriedade (conhecidos como ações) de empresas públicas e privadas. E, de certa forma, esse ponto de vista não está equivocado.

Contudo, essa é uma análise superficial que pode nos induzir a pensar que todas essas ações possuem a mesma classificação, quando, na verdade, elas se dividem em dois grandes grupos: as ações ordinárias e as preferenciais.

Para entender um pouco mais sobre cada uma delas, continue lendo este post!

Ações Ordinárias Nominativas (ON)

Conhecidas pela inserção do número “3” após a sigla da empresa (exemplo: PETR3 — ação ordinária nominativa da Petrobras), as ações ON possuem como principal característica a possibilidade de que seus detentores votem nas assembleias gerais das empresas em que estes são acionistas.

Cada unidade de ações ON possui direito a um voto. Dessa forma, se um acionista possui um lote de 200 ações ON de determinada empresa, seu voto equivaleria a 2 votos de um acionista que possuem apenas 100, por exemplo.

As ações ordinárias nominativas também conferem aos seus detentores o direito de participação na distribuição dos lucros de determinada empresa, sendo a quantia recebida, assim como os votos, proporcional à quantidade de ações que o acionista possui.

Por fim, outra característica importante das ações ON é o chamado Tag Along. Este termo representa uma garantia aos acionistas minoritários de que, em caso de venda do controle de uma empresa, cada uma de suas ações deverá ser comprada por, no mínimo, 80% do valor pago inicialmente, por parte dos novos controladores da empresa.

Em caso de descumprimento dessa garantia para com todos os acionistas minoritários, a negociação de aquisição da empresa não poderá prosseguir.

Ações Preferenciais Nominativas (PN)

Identificadas pela inserção do número “4” após a sigla da empresa (exemplo: PETR4 — ação preferencial nominativa da Petrobras), as ações PN não dão aos seus detentores o direito ao voto em assembleias gerais, mas apenas à possibilidade de recebimento em participação nos lucros. Porém, vale ressaltar que essa parcela dos lucros é maior para os acionistas PN.

Além disso, como o próprio nome já dá a entender, caso uma empresa decrete falência, os acionistas que possuem suas ações do tipo PN terão preferência no recebimento de compensações por parte da empresa. Entretanto, as ações PN podem se subdividir em 2 grupos menores: as ações preferenciais Classes A e B.

Ações preferenciais Classe A são representadas pela inserção do número “5” após a sigla da empresa (exemplo: USIM5 — ação preferencial Classe A da Usiminas), o que quer dizer que possuem um recebimento mínimo de dividendo.

Por outro lado, ações preferenciais Classe B são representadas pela inserção do número “6” após a sigla da empresa (exemplo: ELET6 — ação preferencial Classe B da Eletrobras), o que indica que pagam um dividendo fixo e pré-estabelecido.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre ações ordinárias e preferenciais, conta pra gente nos comentários.

Share on Facebook288Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn28

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Saiba como investir em debêntures e quais são suas vantagens
Olimpíadas em Tóquio: quanto custará participar da festa em 2020?
A resposta de 6 dúvidas frequentes sobre a previdência privada

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!