Entenda o que define o grau de investimento de um país ou empresa
Educação Financeira

Entenda o que define o grau de investimento de um país ou empresa

Quem deseja investir dinheiro em outros países ou em grandes empresas têm ao alcance uma maneira fácil de entender o risco de fazer a aplicação: analisando o grau de investimento. O grau de investimento é dado a partir do rating que um país ou instituição recebe em uma avaliação feita por agências especializadas em classificação de risco.

No post de hoje, você vai aprender tudo que precisa saber para escolher bem onde investir o seu dinheiro. Acompanhe!

 

O que é e para que serve o rating?

O rating, também conhecido como classificação de risco, é a nota que um país ou empresa recebe a respeito do seu risco de crédito. Toda organização ou país precisa de dinheiro para crescer. Mas como eles conseguem esse dinheiro? No caso dos países, com impostos e tributos; e das empresas, com seu faturamento.

Porém, nem sempre isso supre a quantia necessária para os investimentos, como é bem comum em muitos governos, e é preciso, portanto, tomar dinheiro emprestado. Na hora de fazer esse empréstimo, é necessário que se saiba o risco para os investidores de receber ou não seu dinheiro de volta. Ou seja, o risco de calote.

Basicamente, o rating é uma nota alfabética que mede esse risco. Quanto melhor (sendo AAA a nota máxima), mais chances o investidor tem de receber o dinheiro de volta e menores os juros do empréstimo. Quanto menor o rating, a chance de calote é maior e os juros também crescem.

 

Mas, então, o que é grau de investimento?

Os ratings são dados por agência de classificação de risco, sendo as mais conhecidas a Standard & Poor’s, a Moody’s e a Fitch Ratings. As notas dadas por essas entidades se dividem em dois grupos: grau de investimento (investment grade) e grau especulativo (speculative grade).

Para entender melhor, imagine um boletim escolar. Todos os alunos que receberam nota de 0 até 5 possuem um boletim vermelho (grau especulativo), enquanto aqueles que tiraram de 6 até 10 possuem o boletim azul (grau de investimento).

No caso da classificação de risco, possuir o grau de investimento significa ter a nota “azul”, ou seja, uma boa avaliação. Isso indica que uma empresa ou governo possui boas condições de pagar suas dívidas e, portanto, é um bom lugar para se investir.

 

O que define o grau de investimento e quais são os efeitos dessa avaliação?

Cada agência possui seu próprio sistema de avaliação, porém alguns fatores influenciam os ratings dados por todas elas. Para explicitar, vamos pegar como exemplo os fatores que definem a classificação de uma empresa. São eles:

  • qualidade dos ativos envolvidos para negociações;
  • experiência dos executivos da organização, se já estiveram envolvidos em outras grandes operações, por exemplo;
  • estabilidade do balanço financeiro da empresa, verificando se ela está sempre se endividando;
  • ambiente externo e economia internacional;
  • questões jurídicas pendentes, como processos em aberto;
  • fluxo de caixa atual e projeções estatísticas;
  • garantias e proteção contra riscos que oferecem para o investidor;
  • se a empresa está muito endividada ou possui o histórico de sempre de tomar muitos empréstimos;
  • e análise dos riscos internos que podem influenciar negativamente no desempenho da empresa e, consequentemente, na sua capacidade de pagamento.

 

Assim, empresas e países buscam as agências de risco como forma de indicar aos investidores a qualidade de seus produtos. Por outro lado, você deve usar essas avaliações para medir os riscos das suas aplicações e identificar as melhores opções para colocar seu dinheiro.

Ficou claro o que é o grau de investimento de um país ou empresa? Conta pra gente nos comentários.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Como avaliar as melhores empresas da Bolsa para investir o seu dinheiro?
CDI: o que é e por que se fala tanto nele?
Fundos de investimento: entenda o que é o come-cotas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

%d blogueiros gostam disto: