Entenda o que é a taxa Selic e qual sua previsão para 2017 | Blog ATIVA Entenda o que é a taxa Selic e qual sua previsão para 2017 | Blog ATIVA
Investimentos

Entenda o que é a taxa Selic e qual sua previsão para 2017

Se você já parou, por um minuto que seja, para prestar atenção no noticiário econômico, certamente já ouviu falar da taxa Selic. Basta abrir um jornal, ligar a televisão ou o rádio, ou mesmo navegar na internet, para saber que as notícias sobre esse índice estarão lá. Mas, afinal de contas, o que é a taxa Selic? E como ela afeta a nossa vida?

Vamos por partes: neste artigo, você vai entender o que é o índice, como ele funciona e quem é responsável pela sua regulação. Depois, vamos ver como a nossa economia é sensibilizada pela Selic e qual é a previsão para 2017.

Taxa Selic: significado

Selic é a abreviatura de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Trata-se da taxa básica de juros da economia brasileira. É a Selic quem determina qual o piso dos juros cobrados no Brasil para as operações financeiras.

O cálculo é feito por meio de uma média ponderada dos juros existentes nas operações realizadas entre os bancos, que utilizam títulos públicos como garantia. Entendeu? Ainda não? Então, vamos detalhar um pouco mais.

Operações de curto prazo entre bancos

Para fomentar a infraestrutura do país, o Governo emite títulos públicos que, em geral, são adquiridos pelos bancos. Estes, por sua vez, são obrigados a destinar um percentual de suas operações em uma conta no Banco Central, para controlar o excesso de dinheiro que circula pela economia.

Ao final do dia, os bancos podem precisar de algum dinheiro emprestado para conseguir realizar este depósito. Dessa forma, eles pegam empréstimos em outros bancos e dão como garantia os títulos públicos que possuem.

Esses empréstimos curtos, de menos de 24 horas, têm uma taxa balizada pelo Governo. Essa taxa é a meta da Selic, que serve de base também para outras operações do mercado financeiro.

A definição da taxa Selic

A cada 45 dias, a meta da taxa Selic é revista pelo Copom (Comitê de Política Monetária), um colegiado criado em 1996 com o objetivo de regular a economia brasileira. O Copom estabelece a meta para a Selic e o mercado a adota como referência para suas atividades financeiras.

O sobe e desce da Selic

Quando a meta da taxa Selic é aumentada, os bancos também aumentam as taxas que cobram para emprestar dinheiro para os clientes. Com isso, eles diminuem a quantidade de dinheiro em circulação, as vendas caem e a inflação diminui, já que os comerciantes são obrigados a abaixar os preços dos produtos.

Por outro lado, os investidores que aplicam em renda fixa conseguem melhores oportunidades de investimentos, com remuneração mais alta, pois elas são atreladas à Selic. remunerações em seus investimentos, pois elas são atreladas à Selic.

A taxa Selic em 2017

A taxa Selic hoje está girando em cerca de 13%. Para o próximo ano, o cenário esperado é de queda dos juros, com a Selic variando em torno de 10%. Porém, especialistas trabalham com um cenário de cerca de 12% da taxa básica, com tendência de queda ao longo do ano.  

E aí, conseguiu entender o significado da taxa Selic e como ela afeta a sua vida? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe suas dúvidas nos comentários!

Share on Facebook181Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
A resposta de 6 dúvidas frequentes sobre a previdência privada
Aprenda como investir na bolsa
Comece a viver de renda em 4 passos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!