Entenda o que são os dividendos | Blog ATIVA Investimentos Entenda o que são os dividendos | Blog ATIVA Investimentos
Educação Financeira

Entenda o que são os dividendos

Deixar o dinheiro “trabalhar” por você é o desejo de 10 entre cada 10 pessoas, não é mesmo? Pois saiba que isso é possível e não somente para os grandes investidores, como pensa a maioria da população. Vale lembrar que há uma série de investimentos para todos os perfis e bolsos.

Entre os vários tipos, há o mercado de ações com dividendos. No post de hoje, a ATIVA Investimentos explica como investir e receber lucros de grandes empresas. Primeiro, vamos entender o que são esses dividendos. Resumindo, é a parte do lucro da empresa que cabe ao acionista.

 

Como funciona o pagamento

Podemos entender que sempre que uma empresa tem lucros, ela reserva parte desse resultado para distribuir aos seus sócios. No Brasil, as empresas são obrigadas a um pagamento mínimo de dividendos de 25% do lucro, que pode ser feito de forma trimestral, semestral ou anual.

Além dos dividendos, as empresas também pagam juros sobre capital próprio, que é outra forma de distribuir lucro aos acionistas das empresas. Para o investidor, a diferença básica é que ao receber dividendos não há tributação, pois a empresa já pagou impostos quando da apuração de seu lucro líquido. Mas quando recebe o pagamento de juros sobre capital próprio, paga Imposto de Renda sobre o total recebido.

O dia do pagamento deve ser declarado oficialmente pelo Conselho de Administração da empresa. Em longo prazo, os pagamentos de dividendos e de juros sobre capital próprio representam uma boa fonte adicional de remuneração proporcionada pelo mercado de ações.

Para calcular o retorno gerado com dividendos, pode-se considerar o dividend yield de uma ação, ou seja, o dividendo pago dividido pelo preço da ação. Neste caso, entende-se dividendo como a somatória dos pagamentos de dividendos e de juros sobre capital próprio. Quanto maior o dividend yield, maior o resultado da empresa ou melhor é a sua política de distribuição de lucros.

Também é importante que você entenda as categorias de dividendos conforme sua forma de remuneração: Dinheiro, Ações ou Especiais. Saiba melhor neste outro post:  Saiba mais sobre o que são dividendos — e como viver deles.

 

Setores mais aquecidos

No Brasil, o dividend yield médio das empresas mais negociadas (aquelas que compõem a carteira do Ibovespa) tem aumentado nos últimos anos. Podemos observar que as ações que melhor pagam costumam ser líderes de mercado ou operar em setores com demanda estável, como o de energia e o financeiro, por exemplo.

E tem uma explicação para isso. Com os negócios mais estáveis, a exigência de reinvestimento dos lucros na empresa é baixa, o que permite que sejam distribuídos lucros maiores aos investidores.

Essas características também levam esse tipo de ação a não oscilar tanto na Bolsa como as de outras empresas, mais sensíveis a mudanças no cenário econômico. Por essa razão, as ações boas pagadoras de dividendos são chamadas também de ações defensivas.

O que achou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Passo a passo: saiba como conquistar a estabilidade financeira familiar
Como começar a investir em fundos imobiliários em 3 passos
CDI: o que é e por que se fala tanto nele?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!