Entenda o que são os dividendos | Blog ATIVA Investimentos
Educação Financeira

Entenda o que são os dividendos

Deixar o dinheiro “trabalhar” por você é o desejo de 10 entre cada 10 pessoas, não é mesmo? Pois saiba que isso é possível e não somente para os grandes investidores, como pensa a maioria da população. Vale lembrar que há uma série de investimentos para todos os perfis.

Entre os vários tipos, há o mercado de ações com dividendos. No post de hoje, a ATIVA Investimentos explica como investir e receber lucros de grandes empresas. Primeiro, vamos entender o que são esses dividendos. Resumindo, é a parte do lucro da empresa que cabe ao acionista.

 

Como funciona o pagamento

Podemos entender que sempre que uma empresa tem lucros, ela reserva parte do resultado para distribuir aos seus sócios. No Brasil, as empresas são obrigadas a um pagamento mínimo de dividendos de 25% do lucro, podendo ser trimestral, semestral ou anual.

Além dos dividendos, as empresas também pagam juros sobre capital próprio, que é outra forma de distribuir lucro aos acionistas das empresas. Para o investidor, a diferença básica é que ao receber dividendos não há tributação, pois a empresa já pagou impostos quando da apuração de seu lucro líquido. Mas quando recebe o pagamento de juros sobre capital próprio, paga Imposto de Renda sobre o total recebido.

O dia do pagamento deve ser declarado oficialmente pelo Conselho de Administração da empresa. Em longo prazo, os pagamentos de dividendos e de juros sobre capital próprio representam uma boa fonte adicional de remuneração proporcionada pelo mercado de ações.

Para calcular o retorno gerado com dividendos, pode-se considerar o dividend yield de uma ação, ou seja, o dividendo pago dividido pelo preço da ação. Neste caso, entende-se dividendo como a somatória dos pagamentos de dividendos e de juros sobre capital próprio. Quanto maior o dividend yield, maior o resultado da empresa ou sua política de distribuição de lucros.

Também é importante que você entenda as categorias de dividendos conforme sua forma de remuneração: Dinheiro, Ações ou Especiais. Saiba melhor neste outro post:  Saiba mais sobre o que são dividendos — e como viver deles.

 

Setores mais aquecidos

No Brasil, o dividend yield médio das empresas mais negociadas (aquelas que compõem a carteira do Ibovespa) tem aumentado nos últimos anos. Podemos observar que as ações que melhor pagam costumam ser líderes de mercado ou operar em setores com demanda estável, como o de energia e o financeiro, por exemplo.

E tem uma explicação para isso. Com os negócios mais estáveis, há uma exigência baixa de reinvestimento dos lucros na empresa, permitindo uma distribuição de lucros maiores aos investidores. Todas essas características levam esse tipo de ação a não ter uma oscilação relevante na Bolsa, como acontece com outras empesas, mais sensíveis a mudanças econômicas. E é por isso que as ações boas pagadoras de dividendos são chamadas de ações defensivas.

 

Para conhecer um pouco mais sobre o mercado de ações e identificar aquelas que pagam dividendos, confira aqui!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Educação financeira: 8 dicas para ensinar os filhos sobre dinheiro
Invalidez parcial e total: entenda quais são as diferenças
Passo a passo: saiba como conquistar a estabilidade financeira familiar

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

%d blogueiros gostam disto: