Expectativas do Tesouro Direto para o segundo semestre | ATIVA Investimentos – Blog Expectativas do Tesouro Direto para o segundo semestre | ATIVA Investimentos – Blog
Investimentos

Expectativas do Tesouro Direto para o segundo semestre

A Selic – taxa básica de juros da economia – está caindo desde o fim do ano passado. Diante desta queda, a poupança continua rendendo menos do que outras aplicações conservadoras. Contudo, a diferença na rentabilidade que o investidor tem ao deixar o dinheiro aplicado na caderneta, em um CDB (Certificado de Depósito Bancário) ou fundo de renda fixa com taxa de 1% ao ano é de apenas 0,27 ponto porcentual, em um período de seis meses. Para prazos mais longos, a diferença aumenta.

Ou seja, o nível ainda alto dos juros mantém rentáveis os CDBs com taxas pós-fixadas, os fundos DI e o Tesouro Selic, título público negociado pelo Tesouro Direto que paga ao investidor a variação da taxa básica de juros.

Segundo o último relatório da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, divulgado em maio de 2017, as emissões de novos títulos pelo Tesouro Direto somaram US$ 1,49 bilhão, enquanto os resgates chegaram a R$ 871,4 milhões, em abril. Os títulos mais demandados pelos investidores, neste mesmo mês, foram os indexados à inflação (Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais), cuja participação nas vendas atingiu 46%. O título indexado à Selic (Tesouro Selic) correspondeu a 36,6% do total e os prefixados (Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais), 17,4%.

Expectativas dos especialistas

Mesmo com taxas já não tão altas como as vistas no início do ano, o Tesouro Direto continua sendo a primeira recomendação para quem não quer arriscar, mas deseja um retorno maior que o da poupança.

A redução mais agressiva da Selic e a desaceleração do IPCA beneficiam o ganho real do Tesouro Selic, já que, apesar de os juros estarem caindo, o índice oficial de preços deve ceder em um ritmo mais intenso no segundo semestre de 2017. Segundo o Banco Central, o mercado espera que o IPCA termine este ano com alta acumulada de 4,81%.

Vantagens do Tesouro Direto

Desde 2015, o governo vem realizando melhorias no Tesouro Direto com o objetivo de facilitar a compra e a venda de títulos públicos por parte dos investidores. Com vantagens como baixo risco e custo, previsibilidade, liquidez, diversificação, acessibilidade, entre outras, não é à toa que o Tesouro Direto faz cada vez mais sucesso no país. Além de resgatar seu capital a qualquer momento, é possível usar as aplicações no programa como margem de garantia para operar na Bolsa de Valores. Deste modo, seu capital vai render em dois lugares simultaneamente!

Quer começar a aplicar no Tesouro Direto? Procure a ATIVA Investimentos e abra sua conta. Você poderá comprar os títulos que desejar por meio de nossa plataforma Home Broker, a qualquer hora do dia e sem taxa de corretagem.

Gostou do artigo? Comente com a gente 😉

 

Share on Facebook34Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn11

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Saiba o que significa o índice IGPM e como ele afeta sua vida
Afinal, vale a pena investir na poupança? Descubra agora!
Garanta o futuro financeiro dos seus filhos desde cedo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!