Fundos de investimento: Realmente valem a pena? | Blog ATIVA Fundos de investimento: Realmente valem a pena? | Blog ATIVA
Investimentos Material Gratuito

E-book | Fundos de investimento: realmente valem a pena?

Quer investir, mas não tem tempo nem conhecimento suficientes para isso? E se disséssemos que os fundos de investimento podem ser ideais para sua realidade? Pense bem: nesse caso você poderá diversificar suas aplicações sem precisar acompanhar o mercado financeiro diariamente. Essa folguinha já traz uma certa comodidade, não concorda? Quer saber mais? Então conheça a seguir esses tais fundos de investimento e veja se atendem a suas necessidades!

O que são fundos de investimento?

Os fundos de investimento compõem uma modalidade de aplicação financeira que funciona como uma espécie de condomínio, em que várias pessoas com objetivos comuns são reunidas. Nesse caso, a participação dos investidores no patrimônio do fundo é proporcional ao número de cotas que possuem. A grande vantagem desse tipo de aplicação é que os ativos financeiros são gerenciados por um profissional da ATIVA Investimentos devidamente capacitado. 

Hoje em dia, o mercado dispõe de várias categorias de fundos de investimento — como os de renda fixa, os multimercados, imobiliários, de câmbio, de ações e muito mais — que atendem a diferentes perfis de risco. A classificação das aplicações considera a categoria de ativo financeiro com maior representatividade na carteira de investimentos. Fundos de ações devem investir no mínimo 67% do patrimônio no mercado acionário, por exemplo, enquanto os fundos multimercado investem tanto em ativos de renda fixa quanto de renda variável, proporcionando ao gestor uma maior liberdade de escolha.

ATIVA Investimentos - Fundos

Quais as principais características dos fundos?

Por meio de um documento chamado prospecto, o investidor pode acompanhar todas as regras da aplicação — como os critérios usados pelo gestor para distribuir os recursos do fundo no mercado financeiro. No entanto, é preciso considerar outros aspectos, como aporte mínimo, taxa de administração, taxa de performance, tributação, histórico de rentabilidade, condições de resgate e assim por diante.

No que se refere à taxa de retorno do fundo, deve-se levar em conta uma máxima do mercado financeiro que diz que rentabilidade passada não é garantia de lucro futuro. Ainda assim, o investidor precisa conhecer o benchmark do fundo, que nada mais é que um índice comparativo de desempenho.

Assim, enquanto alguns fundos de ações buscam superar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, os fundos de renda fixa têm como meta ultrapassar a taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que fica muito próxima da taxa básica de juros da economia — a famosa Selic. De toda forma, vale ressaltar que alguns fundos cobram uma taxa de performance em caso de superação do benchmark, o que serve como incentivo para o gestor bater as metas de rentabilidade. Faça o download gratuito do nosso e-book sobre fundos de investimento e aprenda mais! ATIVA Investimentos - Fundos

Como aplicar em fundos de investimento?

Para aplicar em um fundo, você deve ter uma conta em uma corretora de valores que você irá transferir seus recursos financeiros a fim de adquirir as cotas desejadas. No nosso site, você pode não só abrir sua conta como dispor de uma ferramenta exclusiva para comparar diferentes fundos, tudo dividido em perfis de risco conservador, moderado e agressivo. Lá é possível filtrar as aplicações de acordo com aplicação inicial, movimentação mínima, tipo de fundo, benchmark, gestor, taxa de administração, taxa de performance, saldo mínimo e rentabilidade histórica.

Dessa forma fica bem mais fácil encontrar os fundos de investimento mais adequados a seu perfil de risco e também a seus objetivos financeiros. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com o nosso atendimento on-line.

No fim das contas, vale ou não a pena investir?

Como você pôde perceber, ao aplicar em fundos de investimento, o investidor delega a escolha dos ativos ao gestor da aplicação. Logo, se você não abre mão de decidir em quais investimentos quer aplicar seu dinheiro, talvez os fundos não sejam tão indicados. Porém, se você quer ter a comodidade de ter um profissional capacitado para gerenciar os ativos de uma carteira de investimentos em seu nome, os fundos definitivamente atendem a essa necessidade.

Você já investiu em fundos de investimento? Qual tipo de aplicação escolheu? Conte sua experiência aqui nos comentários. E se quiser saber mais, baixe o nosso e-book gratuito!

Share on Facebook265Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn31

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Títulos do Tesouro: saiba quais são e como funcionam
ETF: entenda o que é e como investir
Saiba como aplicar no Tesouro Direto
4 Comentários
  • Cecilia Coelho Maciel
    26/08/2016 em 17:39
    Responder

    Obrigada, boa noite!

  • cecilia coelho maciel
    17/08/2016 em 14:23
    Responder

    Já fiz investimento na Ativa no Paraná mas mudei para Campinas sp e perdi o contato.como entrar em contato e saber sobre minha conta? Bom dia!

    • 26/08/2016 em 10:41
      Responder

      Olá Cecília, tudo bem? Gostaria que nós entrássemos em contato? Você pode nos enviar o seu e-mail que tiramos todas as suas dúvidas por lá. Ou, você pode ligar para um dos telefones: Capitais e Regiões Metropolitanas 4007-2447 e Demais Regiões 0800 285 0147. Conte conosco e estamos por aqui 🙂

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!