Garanta o futuro financeiro dos seus filhos | Blog ATIVA
Investimentos

Garanta o futuro financeiro dos seus filhos desde cedo

Quando os filhos nascem, uma das principais preocupações é como garantir o futuro deles. Os pais precisam pensar nos estudos, saúde e também em como não deixa-los desamparados financeiramente. Muita gente tem o hábito de abrir uma poupança, mas saiba que essa não é a única forma de garantir os sonhos e o futuro dos filhos.  

Há diversos investimentos acessíveis que são, inclusive, mais rentáveis do que a poupança para esse tipo de objetivo. Planejar a vida financeira de uma criança é algo importante, mas por ser um investimento de longo prazo não demanda de quantias tão altas. Investindo pouco a cada mês já fará uma boa diferença no futuro. Ele poderá decidir se investe na faculdade, compra um carro ou faz intercâmbio, por exemplo.

Para facilitar, é possível abrir uma conta na ATIVA Investimentos em nome da criança, mesmo que ela seja menor de idade. Para isso, basta tirar seu CPF. Até que ela complete 18 anos, você poderá mexer nela livremente. Outra opção é abrir uma conta conjunta em que pais e filho sejam cotitulares. A primeira alternativa é mais interessante, pois os pais resistem mais em gastar o dinheiro quando a conta está em nome do filho.

Abaixo listamos alguns tipos de investimentos:

 

Previdência Privada

Considerando que vocês permanecerão por mais de dez anos, pode-se pensar um plano de Previdência Privada. A melhor alternativa seriam são os planos VGBL com tabela regressiva de IR, uma vez que o imposto cai ao longo do tempo e também só é cobrado sobre a rentabilidade.

 

Tesouro Direto

Outra modalidade interessante é o Tesouro Direto. Já falamos algumas vezes do tema aqui no blog. Em longo prazo, esses títulos costumam gerar retornos maiores que os Fundos de Previdência, sem falar que trazem menos risco e volatilidade.

 

CDB

Entre os investimentos de renda fixa, está o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Ele é um título emitido por bancos e vendido ao público em geral para captar recursos para as atividades das instituições financeiras. Em troca, os compradores do papel são remunerados com juros ou correção monetária por prazo determinado. Para mais detalhes, acesse aqui.

 

LCI / LCA

Para quem deseja ter uma previsão melhor de quanto poderá resgatar, outras duas opções dentro do portfólio de renda fixa são a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Ao aplicar em uma LCI, você disponibiliza capital para que a instituição financeira responsável financie o setor imobiliário, ou seja, conceda crédito às pessoas que desejam comprar imóveis. Já a LCA, é fonte de recursos para o agronegócio e tem como lastro o financiamento agrícola.

Independente de como será utilizado este dinheiro, lembre-se que as decisões financeiras realizadas por você hoje impactarão na qualidade de vida de seus filhos amanhã!

Está pensando em investir? Deixe suas dúvidas e comentários aqui no post!

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Como funciona o mercado de ações?
7 dúvidas frequentes sobre debêntures e suas respostas
É possível comprar títulos públicos sem taxas? Leia e descubra

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web