Guia: 6 passos para se tornar um investidor bem-sucedido - ATIVA Investimentos - Blog
Educação Financeira

Guia: 6 passos para se tornar um investidor bem-sucedido

Depois de te dar dicas fáceis de como guardar dinheiro, mesmo ganhando pouco, vamos te mostrar como é possível investir e ser bem-sucedido. Sabia que apenas 24% da população economicamente ativa no Brasil afirma fazer algum tipo de aplicação financeira? Se você ainda não faz parte desse grupo, dê o ponta pé para começar a ganhar dinheiro, veja nossas dicas:

1) Defina seus planos para investimentos

É importante definir qual o plano o antes de iniciar seus investimentos. Qual o objetivo? Viagem? Carro? Casa? Aposentadoria?

O valor que você vai juntar e o prazo vão variar dependendo do objetivo. A dica é começar a investir por um valor que sirva como uma reserva, em caso de emergência. Pense quanto tempo você possa ficar sem renda, por exemplo, uns seis meses.

2) Estude para entender o mínimo

Não é necessário ser especialista em investimentos, mas é importante conhecer algo do assunto para entender qual a melhor forma de atingir seus objetivos. Busque informações sobre investimentos e a diferenciação entre cada produto. Aqui na Ativa, temos muitos conteúdos no nosso blog, por exemplo, além dos nossos vídeos no Youtube.

Cuidado para não cair em fórmulas mágicas que prometem ganhos estratosféricos em pouco tempo! O importante aqui é conseguir diferenciar o que é o que.

3) Fique atento as taxas

Peça informações sobre as taxas que são cobradas para cada tipo de investimento entre diferentes instituições. Lembre que o mais difícil é poupar, então fuja de cobranças desnecessárias! As corretoras independentes costumam ter taxas muito menores que as de banco, como isenção para investimento em Tesouro Direto e custódia de ações. Veja se a estrutura de custo da instituição que você decidir investir vale a pena, pela plataforma e pelo atendimento que ela oferece.

A mesma lógica vale para a escolha do seu banco. Costumamos pagar muitas taxas desnecessárias para bancos comerciais que, ao final de um investimento de longo prazo, farão diferença no total acumulado.

4) Busque uma assessoria

É normal ir no médico quando se está doente, né? Também é normal falar com o advogado quando se tem problemas legais. Por isso, é bem importante ter uma assessoria de investimentos antes de investir. O assessor de investimentos é a pessoa que vai te orientar na hora da tomada de decisão por diversas razões: conhecimento das regras tributárias de cada produto, identificação do perfil de risco, monitoramento do mercado, informação sobre as melhores oportunidades do momento, entre outros.

Cada nível de complexidade de investimento vai exigir uma assessoria diferente. Assim, busque plataformas que oferecem assessorias gratuitas e que você se sinta confortável após o contato.

É muito importante ter contato com um especialista antes de realizar um investimento que pode tirar sua liquidez ou arriscar seu patrimônio.

 5) Fique de olho

Após traçar um plano para seu investimento, em contato com seu assessor na sua instituição, monitore sua carteira. Fique de olho nos seus investimentos e consulte seu assessor periodicamente. Busque se informar sobre as novidades do mercado e informações relevantes sobre os produtos que você aplica e pretende aplicar.

6) Tenha paciência

Ninguém fica rico da noite para o dia. Investir é apenas uma forma atenciosa de cuidar do seu patrimônio, como arrumar a cama e limpar a casa.

O investimento é uma troca de consumo ao longo do tempo. Ou seja, como não quero gastar meu dinheiro hoje e acredito que vai ser melhor gastar no futuro, preciso guardar esses recursos de modo que ele se valorize ao longo do tempo. Então, isso leva algum tempo para os seus investimentos crescerem e a rentabilidade fazer diferença no acumulo deste capital.

Talvez para você, como para muitos brasileiros, o dinheiro que você juntou é fruto de muito esforço e merecem ter a atenção e rentabilidade devida.

Gostou das dicas? Então comece agora! Abra sua conta na Ativa Investimentos e faça seu dinheiro render mais contando com a qualidade de nossa assessoria!

 

Você deve gostar também
Previdência Privada: guia com as 10 principais dúvidas
3 investimentos rentáveis para quem está começando
Qual a hora certa de investir para ter aposentadoria tranquila?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.