IPCA: Entenda o que é e como afeta a economia | Blog da ATIVA
Educação Financeira

IPCA: entenda o que é e como afeta a economia

Você por acaso tem o costume de acompanhar notícias sobre o mercado financeiro? Se sim, certamente já ouviu falar sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), certo? Provavelmente sabe também que esse índice é calculado pelo IBGE e empregado em muitos contratos e investimentos como forma de reajuste, remuneração e atualização de valores. Até aí tudo bem. Mas como exatamente é feito o cálculo, quais são suas características e como ele afeta a economia do país? Pois para saber as respostas não só para essas como para muitas outras perguntas, continue acompanhando o post de hoje!

Afinal de contas, o que é o IPCA?

Calculado desde 1979, esse índice tem como objetivo determinar as taxas de inflação na economia brasileira. Basicamente, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional utilizam os dados do IPCA para verificar se o governo vem atingindo suas metas de inflação e se o custo de vida das famílias aumentou muito em determinado período, tudo com o propósito de formular políticas monetárias e implementar outras medidas de governança econômica.

E como esse índice funciona na prática?

Primeiramente, é preciso levar em consideração que o IPCA é calculado por meio de pesquisas empíricas sobre os níveis de preço nas 9 principais regiões metropolitanas brasileiras. Verifica-se os níveis gerais de preço do mercado, tanto referentes ao atacado quanto ao varejo. Tais estudos são mensais e envolvem a avaliação dos preços de serviços, produtos, alugueis, educação, saúde, concessionárias de serviços públicos (como transporte e energia, por exemplo), entre outros. Pode-se notar, assim, que é um índice bastante abrangente, refletindo a realidade do mercado brasileiro.

Como afeta a economia em geral?

Indo além do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional, o IPCA também serve para subsidiar outras decisões e medidas econômicas, abrangendo também entes privados. Sabia que contratos de aluguel podem conter cláusulas de reajuste anual baseadas na variação do IPCA no período, por exemplo? Isso sem contar que muitos comerciantes reajustam os preços de seus produtos baseados na alta desse índice, assim como muitos fornecedores o fazem com o preço de seus serviços. Existem, ainda, títulos do Tesouro Nacional que oferecem remuneração variável de acordo com o IPCA, além de outros investimentos oferecidos no mercado.

Quais os principais investimentos atrelados ao IPCA?

Como é possível perceber, a variação do IPCA pode determinar não apenas a alta e o reajuste de preços no mercado, mas também a remuneração de investimentos. Por essa razão, em períodos de inflação alta, os investidores devem ficar atentos às aplicações que podem ter o IPCA como índice de reajuste de suas remunerações. Confira abaixo os principais investimentos atrelados ao IPCA:

  • Tesouro Direto: em especial, os títulos do tesouro NTN-B, já que existem outras modalidades pré-fixadas de títulos;

  • Alguns fundos de investimento: no caso de fundos de investimento, é preciso verificar em seu funcionamento exatamente quais são os principais índices para a determinação das remunerações aos investidores;

  • Letra de Crédito Imobiliário: existem modalidades de LCI especialmente atreladas ao IPCA que, por essa razão, representam uma boa alternativa de investimento em tempos de inflação alta.

Com essas informações em mãos, fica bem mais fácil entender a importância do IPCA para a economia brasileira, bem como a forma como o índice afeta seus investimentos, não é mesmo? Mas caso precise de ajuda para escolher o investimento ideal, basta entrar em contato com os consultores da ATIVA! Aproveite também para assinar nossa newsletter e receber mais informações como essa no futuro!

Share on Facebook255Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn21
Você deve gostar também
O que é SELIC e como ela afeta a economia brasileira?
Casamento à vista: saiba como se planejar financeiramente
4 desvantagens de investir por meio de um banco

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web