E-book | Minidicionário do mercado financeiro | Blog - ATIVA Investimentos E-book | Minidicionário do mercado financeiro | Blog - ATIVA Investimentos
Material Gratuito

E-book | Minidicionário: o que você tem que entender sobre mercado financeiro

O mundo dos investimentos é um meio acessível e eficiente para tirar seus sonhos do papel, como pagar a faculdade dos filhos, comprar um imóvel novo, ou garantir sua aposentadoria. Nesse sentido, existem aplicações que podem atender aos mais variados perfis, desde o mais conservador ao mais ousado investidor.

No entanto, alguns termos bem específicos do mercado financeiro podem assustar a maioria das pessoas que pretendem começar a multiplicar suas rendas. Pensando nisso, separamos 10 termos essenciais para que você entenda um pouco mais sobre investimentos e finanças. Continue lendo!

Ação

Uma ação é a menor parte de uma sociedade anônima, sendo que o capital dessas entidades pode ser aberto ou fechado. No caso das empresas anônimas abertas, as ações são negociadas na Bolsa de Valores e qualquer pessoa interessada em investir pode entrar no quadro de acionistas de uma determinada companhia, por meio de operações de compra e venda desses títulos mobiliários.

Bolsa de Valores

Trata-se do ambiente destinado à negociação de valores mobiliários, como ações e debêntures. É uma associação civil sem fins lucrativos, formada pelas corretoras de valores, sob influência de órgãos governamentais. No Brasil, a instituição que rege o mercado financeiro é a BM&FBovespa.

ATIVA Investimentos - Minidicionário

Debêntures

São títulos emitidos por uma companhia e que podem ser negociados na Bolsa de Valores, porém, comportam-se de forma diferente das ações. Como acionista, você faz parte do quadro da empresa e possui direitos sobre lucros, mas, como debenturista, você é um credor dessa entidade e receberá, a longo prazo, o valor investido corrigido por uma taxa de juros.

EBITDA

Uma sigla que vem do inglês e representa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, tratada no português como LAJIDA, ou seja, o Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

É um dos principais indicadores de desempenho de uma empresa e deve ser considerado na negociação de ações.

Fundo de investimento

União de investidores que reúnem seus recursos para aplicar em títulos em comum. Funciona de forma similar a um condomínio, onde cada um é dono de uma cota e paga uma taxa para administração dos serviços necessários para rentabilização do fundo.

Home Broker

É um sistema de relacionamento entre o investidor e a corretora de valores, por onde é possível enviar ordens de compra ou venda de determinados investimentos e ter acesso a informações relevantes do mercado financeiro.

ATIVA Investimentos - Minidicionário

Inflação

Índice que mede a queda do poder de compra de uma moeda, ocasionado pelo aumento desenfreado de preços no mercado nacional. É determinada por meio da relação de outros índices para setores mais específicos, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que trata da flutuação dos preços dos bens e serviços mais essenciais para a população.

Portfólio

No mercado financeiro, quer dizer o conjunto de aplicações detidas por um fundo ou um único investidor. Também pode ser citado como carteira de investimentos.

Taxa de administração

Esse é o valor cobrado por instituições financeiras para administrar um fundo de investimento. Não existe um preço fixo; a taxa pode variar de acordo com o fundo escolhido pelo investidor.

ATIVA Investimentos - Minidicionário

Taxa de custódia

Taxa cobrada pelas corretoras de valores que atuam no mercado financeiro pela guarda e responsabilidade das ações detidas por seus clientes.

Como você pode ver, são diversos conceitos que, em sua maioria, não estão presentes no cotidiano dos brasileiros. A decisão na hora de investir no mercado financeiro deve ser a mais assertiva possível para que seu dinheiro possa ter o melhor rendimento.

Se sentir dificuldades, não pense duas vezes em buscar a ajuda de uma consultoria especializada!

Gostou do conteúdo? Então, que tal baixar também o nosso Miniguia do Mercado Financeiro: Glossário do Investidor?

Share on Facebook3Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn5

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
E-book | Guia Definitivo: Como Começar a Investir no Mercado Financeiro?
Curso completo | Aprenda a investir em opções: aulas + apostila
E-book | Carteira Diversificada

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!