O que é a análise fundamentalista de ações? | Blog ATIVA O que é a análise fundamentalista de ações? | Blog ATIVA
Educação Financeira

O que é a análise fundamentalista de ações?

A análise fundamentalista de ações é um método de avaliação de ativos usado por investidores que querem se tornar sócios de companhias presentes na bolsa de valores. E só com essa informação já dá para imaginar que a escolha das melhores ações para se investir requer um certo estudo, não é mesmo? Melhor então aprender como funciona tal análise que considera os fundamentos das companhias e como essa metodologia pode beneficiar o investidor! Basta ficar de olho:

ATIVA Investimentos - Análise Fundamentalista

Características da análise fundamentalista de ações

Enquanto a análise técnica ou gráfica tem foco na oscilação dos preços no curto prazo, a análise fundamentalista de ações avalia o chamado valor intrínseco dos ativos. Achou difícil? Nada de pânico, porque vamos explicar. Você já sentiu a sensação de ter comprado um produto por um preço, mas perceber que, na verdade, a mercadoria valia mais? Quando isso acontece, é sinal de que você fez um bom negócio, não concorda? Pois a análise fundamentalista contribui justamente para o investidor encontrar empresas que de fato tenham muito valor agregado, embora sejam negociadas na bolsa por um preço abaixo desse valor intrínseco.

Importância da avaliação cuidadosa dos fundamentos

Se você acompanha o dia a dia da bolsa de valores, provavelmente já testemunhou bruscas quedas (ou altas) no preço das ações devido a fatores pontuais, como a divulgação de uma determinada notícia. Em casos assim, é comum que as cotações das ações voltem ao patamar anterior quando não há fundamentos sólidos que justifiquem a mudança nos preços.

De modo geral, a análise fundamentalista de ações avalia as perspectivas dos ativos em um horizonte de médio a longo prazo, ou seja, entre três e dez anos. Para tanto, são avaliados fatores macroeconômicos, como Produto Interno Bruto (PIB), inflação, taxa básica de juros (Selic), nível de emprego, taxa de câmbio, dados de consumo, balanço entre importações e exportações e assim por diante. Além disso, na análise são considerados aspectos ligados ao setor econômico da companhia e à própria empresa, como perspectiva de demanda, mudança tecnológica, construção de uma nova fábrica e regulação de mercado por meio de leis, por exemplo.

ATIVA Investimentos - Análise Fundamentalista

Obtenção de lucros com a análise fundamentalista

A escolha de ações com o auxílio da análise fundamentalista é baseada no chamado value investing ou investimento em valor. A ideia é encontrar ações que estejam subavaliadas no mercado da bolsa, embora tenham potencial de crescimento. Em uma crise econômica nacional, por exemplo, é comum que praticamente todas as ações caiam na bolsa, inclusive de empresas com boa saúde financeira. E para lucrar com a análise fundamentalista de ações, o investidor deve apostar no crescimento sustentado da empresa no longo prazo. Para tanto, é preciso escolher companhias que apresentem lucros consistentes e que não estejam endividadas. Empresas com lucratividade frequente distribuem os ganhos aos acionistas sob a forma dos chamados dividendos.

Além da avaliação dos balanços trimestrais das instituições, em se que pode analisar as receitas e os gastos das companhias, a análise fundamentalista de ações dispõe de indicadores próprios. Um deles é o Preço por Valor Patrimonial por Ação (P/VPA), que compara o preço da ação na bolsa e seu valor patrimonial. Esse VPA é calculado a partir da divisão do capital social da companhia pelo número de ações que ela possui na bolsa. Se a ação é negociada a R$ 10,00 na bolsa, mas o valor patrimonial dela é de R$ 15,00, por exemplo, significa que a ação está barata. Mas é claro que existem outros indicadores a serem analisados antes da tomada de decisão.

E então, quer receber mais dicas sobre aplicações financeiras na bolsa de valores? Então assine a newsletter da ATIVA Investimentos e fique sempre por dentro das novidades!

 
Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn40

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Entenda como funciona a variação do dólar e suas consequências
Afinal, o que é previdência privada?
Como definir prioridades financeiras corretamente?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!