O que é a BM&FBovespa? | Blog ATIVA Investimentos O que é a BM&FBovespa? | Blog ATIVA Investimentos
Educação Financeira

O que é a BM&FBovespa?

Você sabia que a BM&FBovespa, localizada em São Paulo, atualmente é a única bolsa de valores em operação no Brasil? Hoje em dia, o mercado de ações e de outros ativos financeiros do país está concentrado em uma só instituição. Assim, de segunda a sexta, bilhões de reais são movimentados nas negociações que ocorrem na capital paulista. Mas nem sempre foi assim, viu? Antigamente, outros estados da federação também tinhas suas bolsas em pleno funcionamento. Mas vamos focar no presente? Então veja, em seguida, o que é a BM&FBovespa e qual a sua importância para o mercado financeiro do Brasil. Acompanhe:

O que é e como foi criada a BM&FBovespa?

A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa S.A.) é uma instituição que negocia títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de também realizar serviços de compensação e liquidação de operações financeiras. A atual BM&FBovespa foi criada no ano de 2008, a partir da fusão entre a BM&F, bolsa de derivativos, e a Bovespa, bolsa de ações. Ainda assim, as origens da instituição remontam à Bolsa Livre, criada em 1890, que mais tarde foi sucedida pela Bolsa de Valores de São Paulo.

Apesar de a bolsa paulista ser a única em atividade hoje no país, ela por muito tempo perdeu espaço para a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, que dominou o mercado de ações brasileiro até o início da década de 1970. Mais tarde, no ano 2000, houve a união entre as bolsas de São Paulo e do Rio, ainda com algumas outras bolsas regionais. A partir de então, o mercado de capitais brasileiro ficou concentrado em um só lugar.

Qual a função da BM&FBovespa?

A BM&FBovespa forma um mercado autorregulado de títulos e valores mobiliários que é supervisionado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A bolsa brasileira concentra as operações no mercado nacional de capitais, fazendo a intermediação de negócios entre empresas e investidores.

Quando uma companhia faz uma oferta pública inicial de ações, por exemplo, entra na bolsa para captar dinheiro diretamente dos investidores. Muitas vezes, esse tipo de captação é uma maneira mais vantajosa para as empresas financiarem os próprios projetos, como a expansão de suas atividades.

Que ativos são negociados na bolsa brasileira?

Além de ações de empresas, outros ativos financeiros também são negociados na BM&FBovespa, como títulos públicos, opções, índices futuros, contratos de mercadorias, cotas de fundos de investimentos, moedas e muito mais. Vale lembrar que as ações da BM&FBovespa são operadas na própria bolsa, com o código BVMF3.

Percebeu como por lá são negociados tanto ativos de renda fixa quanto de renda variável? A propósito, a fim de criar uma empresa com condições de concorrer no mercado de capitais mundial, anunciou-se em 2016 uma proposta de integração entre a BM&FBovespa e a CETIP, que concentra os títulos privados de renda fixa no Brasil.

Também é importante destacar que o investidor só pode operar na BM&FBovespa com a intermediação de uma corretora como a ATIVA Investimentos. Por meio de plataformas de negociação, como o nosso Home Broker, é possível enviar ordens de compra e de venda de ativos para o sistema da bolsa, tudo pela internet.

E o que é o Ibovespa?

O Ibovespa é o principal índice da BM&FBovespa, representando o desempenho geral do mercado acionário brasileiro. Esse índice é composto por uma carteira teórica de ações formada pelas companhias mais negociadas no pregão eletrônico. Quando você ouve nos jornais que a bolsa subiu ou caiu, trata-se, na verdade, da performance do Ibovespa!

Quer receber mais dicas sobre os mercados de renda fixa e de renda variável? Então assine agora mesmo a newsletter da ATIVA Investimentos e não perca as nossas novidades! E que tal aproveitar para já conhecer os principais índices de ações?

Share on Facebook143Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn13

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
CDI: o que é e por que se fala tanto nele?
Saiba como conquistar a independência financeira — e viva de renda!
Como avaliar uma oportunidade de investimento utilizando benchmark?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!