Curso | O que é e como funciona a análise técnica? | Blog ATIVA
Material Gratuito

Curso | O que é e como funciona a análise técnica?

A análise técnica é uma excelente ferramenta para quem quer fazer operações de compra e venda de ativos na bolsa de valores. Como você inclusive já deve saber, o mercado acionário é de renda variável. Logo, os preços das ações tanto podem subir quanto descer. E é exatamente por existir o risco de perda de parte do capital aplicado que surge a análise técnica, contribuindo para que o investidor reduza as chances de prejuízo e maximize as oportunidades de ganhos. Quer saber no que consiste essa análise e como ela pode ajudá-lo a fazer boas escolhas na bolsa de valores?

Clique aqui e se inscreva para receber o nosso E-book + Vídeo sobre Análise Técnica. Aprenda!

O que é a análise técnica?

A análise técnica ou análise gráfica é, basicamente, um conjunto de conhecimentos que permite ao investidor identificar o movimento dos preços das ações. Esse tipo de análise geralmente é feito com o auxílio de plataformas gráficas, que mostram os preços das ações e os volumes financeiros negociados na bolsa. Um dos gráficos mais usados na análise técnica de ações é o de candlestick, que se parece com uma vela com pavio representando quatro marcações principais: o preço de abertura do ativo no pregão eletrônico da bolsa, o preço de fechamento, a cotação mínima e a cotação máxima de cada tempo analisado.

ATIVA Investimentos - Análise Técnica

Como realmente funciona essa análise?

O conjunto de candlesticks em diferentes períodos (15 minutos, uma hora, um dia e assim por diante) forma figuras ao longo do tempo. E além de tais padrões gráficos, os analistas ainda trabalham com conceitos de tendência, suporte e resistência. As tendências dizem respeito ao movimento dos preços no gráfico, que pode ser de alta, de baixa, de consolidação ou congestão (quando os preços se estabilizam em um determinado patamar). O suporte representa uma espécie de barreira em que os preços param de cair. Já a resistência pode ser traduzida como um teto no qual as cotações das ações param de subir.

Vale lembrar que, nas tendências de alta e de baixa, os candles alinhados uns ao lado dos outros formam ondas, com topos e fundos. Em uma tendência de alta, por exemplo, os topos e fundos são ascendentes, enquanto em uma tendência de baixa são descendentes.

Além dos candlesticks, os analistas contam com alguns recursos nas plataformas gráficas para facilitar a avaliação do movimento dos preços das ações. Um desses recursos é, por exemplo, a média móvel das cotações, que pode ser calibrada em diferentes períodos e se ajusta à medida que os preços são apresentados no gráfico. Outros recursos são os indicadores técnicos, como o Índice de Força Relativa (IFR), as Bandas de Bollinger e por aí vai.

ATIVA Investimentos - Análise Técnica

E para que serve a análise técnica?

A análise técnica serve como base para o investidor descobrir os momentos ideais de entrada e saída de uma operação de compra ou venda de ativos. Embora essa análise não proporcione 100% de acerto, com ela é possível tentar prever o movimento dos preços e, com isso, otimizar os ganhos de uma operação. Baseia-se na repetição do movimento dos valores, que reflete o comportamento dos compradores e dos vendedores no mercado de ações. Os investidores costumam guardar as cotações dos ativos e, com base nessa memória e em outros fatores, realizar operações semelhantes no decorrer do tempo.

A análise gráfica também serve para o investidor limitar as perdas de uma operação quando o movimento dos preços tende para a direção oposta à escolhida. Nesse caso, o investidor usa os gráficos para encontrar o preço do chamado stop loss, um limite de perda. Viu como a análise técnica pode contribuir para o gerenciamento de risco de quem faz operações na bolsa de valores?

Clique aqui e se inscreva para receber o nosso E-book + Vídeo sobre Análise Técnica. Aprenda!

Quer receber mais dicas sobre como investir em ações e outras diversas aplicações? Então se cadastre agora mesmo na newsletter da ATIVA Investimentos e receba nossas novidades diretamente em seu e-mail!

 
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn37
Você deve gostar também
Imposto de Renda: saiba como fazer a declaração por conta própria
Curso completo | Aprenda a investir em opções: aulas + apostila
E-book | Guia do investidor: Segredos da Rentabilidade na Crise
10 Comentários
  • Alexandre Vieira Gomes
    21 21America/Sao_Paulo junho 21America/Sao_Paulo 2016 em 18:47
    Responder

    De maneira clara e didática foi colocada as principais estratégias da análise técnica. Obrigado pelos esclarecimentos desta brilhante aula.

    • 26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2016 em 10:51
      Responder

      Que ótimo Alexandre, ficamos felizes com o seu comentário. Conte sempre conosco 🙂

  • Walter
    20 20America/Sao_Paulo junho 20America/Sao_Paulo 2016 em 17:26
    Responder

    Olá, como faço para usar o software gráfico( análise técnica ) da Ativa no tablet ( sistema Android ) ???

    • 21 21America/Sao_Paulo junho 21America/Sao_Paulo 2016 em 16:26
      Responder

      Olá Walter, é só você acessar o nosso site http://www.ativainvestimentos.com.br através do seu celular/tablet, colocando o seu login de cliente. Após isso, clique no botão “Home Broker” e acesse. No menu ferramentas, tem o botão “Gráfico” e ao clicar, você terá acesso ao gráfico de Análise Técnica. Se tiver mais alguma dúvida, estamos por aqui 🙂

  • Luiz Flavio
    8 08America/Sao_Paulo junho 08America/Sao_Paulo 2016 em 20:48
    Responder

    Gostaria de entrar na compra e venda de OPÇÕES, vcs da Ativa fazem esse trabalho junto aos seus clientes ?

    • 9 09America/Sao_Paulo junho 09America/Sao_Paulo 2016 em 10:22
      Responder

      Olá Luiz Flavio, temos compra e venda de opções, e podemos orientá-lo da melhor forma possível nesse investimento. Nosso assessor vai mandar um e-mail para você, falando sobre esse tipo de investimento. Qualquer dúvida estamos por aqui. Abraços 🙂

      • Luiz Flavio
        9 09America/Sao_Paulo junho 09America/Sao_Paulo 2016 em 12:07
        Responder

        Agradeço o retorno e fico na espera de um assessor.
        Sei que OPÇÕES, tem prazo de validade e minha dúvida é justamente essa.
        Vcs recomendariam a compra e a venda no momento exato de ganhos de uma OPÇÃO específica?

        • 26 26America/Sao_Paulo agosto 26America/Sao_Paulo 2016 em 10:52
          Responder

          Olá Luiz Flávio, alguém conseguiu falar com você e tirar todas as suas dúvidas? Estamos acompanhando 🙂

  • Éder Araújo
    31 31America/Sao_Paulo maio 31America/Sao_Paulo 2016 em 15:26
    Responder

    Adorei a matéria está me ajustando muito
    Eu gostaria de opinião de vcs é como envestir e ter sucesso em opções binária
    Muito obrigado Boa tarde a todos

    • 1 01America/Sao_Paulo junho 01America/Sao_Paulo 2016 em 15:47
      Responder

      Olá Éder, tudo bem? Essa opção de investimento é feita no mercado de balcão e não tem negociação em bolsa.
      Dessa, forma, você deve procurar alguém que te dê a liquidez (normalmente um banco grande) e que aceite vender o contrato nos moldes que você precisa (customizado) por um preço estipulado.
      Não é o tipo de negócio típico do investidor pessoa física. O banco vai pedir volume alto e preço alto, possivelmente vai deixar de valer a pena depois disso, sendo preferível uma opção comum negociada em bolsa.
      Se tiver mais dúvidas, estamos por aqui 🙂

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web