O que é Swing Trade? | Blog ATIVA Investimentos
Educação Financeira

O que é Swing Trade?

O Swing Trade, diferentemente do Day Trade, é uma estratégia de operação na bolsa de valares na qual um ativo é comprado (vendido) e vendido (comprado) em dias diferentes, com o tempo de curto e médio prazo.

Aqui no Blog da ATIVA Investimentos, você saberá finalmente neste artigo o que é Swing Trade, suas vantagens, desafios, táticas e dicas para que você se torne um investidor mais capacitado.

 

Day Trade x Swing Trade

A alta dos preços das ações, com o Índice da Bolsa subindo, atraiu um maior número de pessoas físicas para o mercado. As fatias desses investidores individuais crescem mensalmente, em relação ao volume negociado na média do ano passado, segundos dados do Banco Central.

Dentre muitas das formas de operar no mercado de ações, existem aquelas que se identificam melhor com um investidor e outras que são melhores para outros perfis. O mercado de ações possibilita essa variação de oportunidades, garantindo participação de todos.

O Swing Trade é uma forma de trade com menos risco e maior possibilidade de ganhos. Todavia, nunca se descarta fazer alguma operação de Day Trade (comprar e vender papéis no mesmo dia) para aproveitar oportunidades.

Consiste em um prazo um pouco maior que o Day Trade, podendo ser de 1 dia a 2 semanas, mas sem um período pré-definido. Quem utiliza essa modalidade também se baseia na análise gráfica, em geral, utilizando gráficos diários e semanais, buscando ganhos maiores, algo em torno de 5%, 6%, 8% em poucos dias.

Os investidores do Swing Trade são perfis que preferem especular no curto prazo com ações, mas não têm tempo para se dedicar diariamente e tentam tirar proveito dos movimentos do mercado.

Exige paciência e estratégia bem definida para tentar capturar os movimentos mais fortes das ações. O Swing Trader opera menos vezes. Também é necessário um bom conhecimento em análise gráfica e muita disciplina. A liquidez dos ativos operados pode ser um pouco menor que no caso do Day Trade, mas também se exige uma boa liquidez dos papéis.

 

Conclusão

São estratégias diferentes para situações diferentes. Não existe uma que valha mais a pena do que outra. O trader precisa avaliar caso a caso, ação e estratégia ao longo do dia e verificar qual faz mais sentido para sua necessidade.

Não há como negar. Muitos investidores vão ser mais felizes no Day Trade e outros no Swing Trade. Vale ressaltar que para investidores iniciantes que queiram se aventurar na Bolsa, o Day Trade não é a melhor opção. A experiência mostra que no Day Trade, o investidor precisa já conhecer todas as funcionalidades e intempéries do mercado.

O mercado financeiro está cada vez mais inconstante, por isso, muitas pessoas optam por diversificar sua estratégia, a fim de reduzir os riscos e possíveis prejuízos.

Quer mais dicas de como iniciar suas operações na Bolsa de Valores? Então assine a nossa Newsletter e não perca nenhum conteúdo! Compartilhe também com a gente, nos comentários, a sua experiência.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
Como avaliar uma oportunidade de investimento utilizando benchmark?
Onde fica custodiado o dinheiro do investidor em uma corretora?
Entenda o que é a CPMF e como ela afeta sua vida

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web