O que o brasileiro deve esperar da reforma da previdência? | Blog ATIVA O que o brasileiro deve esperar da reforma da previdência? | Blog ATIVA
Educação Financeira

O que o brasileiro deve esperar da reforma da previdência?

A reforma da previdência, um dos projetos mais polêmicos do governo Michel Temer, pegou muitos brasileiros de surpresa. Entre outras mudanças, as medidas anunciadas preveem um maior tempo de contribuição e mesma idade mínima para homens e mulheres

Apesar de ser apontado como uma medida necessária para o equilíbrio financeiro da previdência social, o projeto causa dúvidas e, até mesmo, temores por parte dos contribuintes.

Por isso, preparamos este post para mostrar a você o que devemos esperar da reforma da previdência. Acompanhe!

Idade mínima igual para homens e mulheres

Entre as propostas da reforma da previdência, está a igualdade na idade mínima entre homens e mulheres para requerer a aposentadoria: 65 anos. Atualmente, o mínimo é de 60 anos para homens e 55 para mulheres.

Para não prejudicar quem está próximo da aposentadoria, o Governo pretende aplicar uma regra de transição. Desse modo, os homens com mais de 50 anos e as mulheres com mais de 45 anos poderão se aposentar segundo a regra anterior, contanto que trabalhem mais 50% do tempo que resta para se aposentar.

Ou seja, se faltarem 2 anos segundo a regra anterior, o trabalhador deverá continuar na ativa por 3 anos.

Mudanças no tempo de contribuição

Segundo as regras atuais, a idade mínima para aposentadoria é de 65 anos para os homens e 60 para as mulheres e ambos devem ter ao menos 15 anos de contribuição.

A nova regra propõe que todos possam se aposentar a partir de 25 anos de contribuição. Contudo, o novo tempo mínimo de contribuição dará direito a receber apenas 76% do valor da aposentadoria.

Para cada ano adicional trabalhado, esse percentual sobe um ponto. Portanto, para conseguir o valor integral, o trabalhador deverá contribuir com a previdência por 49 anos.

Quem será afetado pela reforma da previdência

Todos os trabalhadores de empresas privadas rurais e urbanas, servidores públicos e detentores de cargo eletivo serão afetados. A única exceção são os militares, que terão um projeto de reforma previdenciária enviados separadamente. Isso acontece pela própria Constituição Federal, que distingue o militar do servidor público. Diferente do servidor público e do trabalhador normal, os militares não se aposentam, eles entram para a reserva. Dessa forma, não regidos pelas diretrizes comuns da Previdência.

No caso de servidores públicos com regime previdenciário próprio, será extinta a aposentadoria com o valor integral do salário e o princípio da paridade de correção igual aos dos servidores ativos.

Planejamento para encarar as mudanças

Com tantas mudanças a caminho, é fundamental que todo trabalhador analise quais os impactos que elas terão sobre sua vida e desenvolva um bom planejamento financeiro para não enfrentar nenhum tipo de dificuldade.

Quem ainda está longe de se aposentar, certamente vai precisar trabalhar um pouco mais do que seus precedentes antes de conseguir o benefício. Por isso, o ideal é considerar maneiras alternativas de garantir a tranquilidade financeira no futuro — por meio de investimentos ou de um plano de previdência privada.

Essa fonte de renda extra será um excelente complemento à sua aposentadoria quando, finalmente, você tiver direito ao benefício do INSS. Mas, para isso, é fundamental não deixar para depois e começar a se planejar desde já.

Um planejamento antecipado permite que você tenha mais tempo para se preparar e lidar com qualquer alteração nos planos que possa ocorrer no futuro. Portanto, não deixe para a última hora e comece agora a garantir a sua tranquilidade financeira para o futuro.

E aí, como você está se planejando para se adaptar às mudanças da reforma da previdência? Conta pra gente nos comentários!

Share on Facebook177Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn2

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Entenda o que é a CPMF e como ela afeta sua vida
3 investimentos rentáveis para quem está começando
Como posso investir o pouco que tenho?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!