O que são títulos públicos? | Blog - ATIVA Investimentos O que são títulos públicos? | Blog - ATIVA Investimentos
Investimentos

O que são títulos públicos?

Trabalhar, cuidar da carreira, cuidar da família e ainda se preocupar com a futuro não é tarefa fácil, especialmente com a rotina corrida que as pessoas vivenciam nos dias de hoje.

Com isso, surgem diversas dúvidas sobre como gerir melhor as finanças pessoais. As dúvidas são diversas como “quanto tenho que poupar?”, “onde deixo o meu dinheiro?”, “qual a melhor opção de investimentos?”, entre outras. Dentre os diversos produtos financeiros existentes, temos os títulos públicos, que são negociados pela plataforma Tesouro Direto e com liquidez garantida pelo Tesouro Nacional.

Continue lendo o artigo e saiba como funciona esse tipo de investimento.

Quais são as características desse tipo de investimento?

Os títulos podem ser divididos em títulos públicos pré-fixados ou pós-fixados. Dentro dessas categorias, temos uma infinidade de produtos, alguns com pagamentos de cupons semestrais e e atrelados à algum indexador. Temos o Tesouro Prefixado (as LTN), as NTN-F (tesouro prefixado com pagamento de cupons semestrais), Tesouro Selic (LFT), Tesouro IPCA com juros semestrais (NTN B),  e o Tesouro IPCA (NTN-B Principal), dos quais falaremos melhor adiante.

Os títulos públicos pré-fixados são os que o investidor, no ato, compra sabendo o quanto ganhará no vencimento. Vale lembrar que eles valem a pena quando a Selic será do vencimento será menor do que a Selic atual (casos em que se espera uma queda da taxa de juros). As Letras do Tesouro Nacional (LTN) são um exemplo, onde o investidor compra o título por um valor de face e recebe 1000 reais no vencimento. Atualmente, é possível encontrar no site do tesouro direto LTNs que pagam 14% ao ano (um retorno bem expressivo para ativos financeiros, considerando que o risco é mínimo). Além das LTN, temos as NTN-F, que pagam cupons semestrais que antecipam a rentabilidade do investidor (indicada para quem deseja complementar a renda).

Já os pós-fixados, são aqueles corrigidos pelo IPCA ou pela Selic. São indicados para períodos de incerteza inflacionária, uma vez que preservam a renda do investidor ao longo do tempo, pagando ainda uma taxa de juros. Dentro desta categoria, temos como exemplo as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), sem pagamentos semestrais, com rentabilidade indexada à taxa de juros básica da economia (recebida pelo investidor, junto do valor de face, no vencimento do título). Além da LFT, temos as NTN-B, que garantem um aumento da rentabilidade real do investidor, uma vez que são atrelados ao IPCA.São indicados para momentos de incerteza e garantem um pagamento de juros semestrais ao investidor, além de uma rentabilidade no vencimento. Por fim, temos as NTN-B Principal, que garantem a preservação do patrimônio do investidor, frente à inflação, e ainda pagam um rendimento no vencimento (não possuem juros semestrais).

Quais as vantagens de se investir em títulos públicos?

As vantagens, como já explícitas, residem no fato de que é um investimento de baixo risco e, especialmente no Brasil, as taxas de juros são bastante elevadas (por exemplo, a média histórica de pagamento dos títulos de 10 anos do governo americano é de 4%), com a SELIC a 14,25%.

Como começar a investir?

O primeiro passo é abrir uma conta na ATIVA Investimentos. A questão, como o leitor poderá perceber, é que existem vários tipos de títulos públicos pré-fixados, com várias taxas e com vencimentos e pagamentos distintos. Além do mais, tem que se levar em conta o quão propenso ou avesso ao risco o investidor é, quais são os planos e os objetivos financeiros. Logo, contar com a assessoria da ATIVA é essencial. 

A ATIVA Investimentos é uma corretora de valores especialista no ramo, com quem o investidor pode estudar como alocar melhor os seus recursos disponíveis e montar um planejamento financeiro. Gostou das nossas dicas e quer conhecer mais sobre títulos públicos e outros investimentos? Então deixe um comentário!

 
Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn18

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Saiba como aplicar no Tesouro Direto
Fundos de Investimentos
Como investir em fundos de ações?
ETF: entenda o que é e como investir

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!