O que são títulos públicos? | Blog - ATIVA Investimentos O que são títulos públicos? | Blog - ATIVA Investimentos
Investimentos

O que são títulos públicos?

Trabalhar, cuidar da carreira, cuidar da família e ainda se preocupar com o futuro não é tarefa fácil, especialmente com a rotina corrida que as pessoas vivenciam nos dias de hoje. Com isso, surgem diversas dúvidas sobre como gerir melhor as finanças pessoais. As dúvidas são diversas como “quanto tenho que poupar?”, “onde deixo o meu dinheiro?”, “qual a melhor opção de investimentos?”, entre outras.

Dentre os diversos produtos financeiros existentes, você deve ter ouvido falar bastante sobre os títulos públicos nos últimos anos. Esse tipo investimento vem crescendo a cada dia, graças a sua praticidade e segurança, já que são negociados direto pela plataforma Tesouro Direto e possuem liquidez garantida pelo Tesouro Nacional.

Neste artigo, separamos todas as informações que você precisa saber antes de investir em títulos públicos. Acompanhe!

O que exatamente são os títulos públicos?

Para entender como funciona o investimento em títulos públicos e quais fatores podem influenciar no seu rendimento, é preciso saber de onde eles surgem.

Basicamente, esses papéis são emitidos pelo Governo Federal para ajudar a financiar a dívida pública nacional. Ou seja, quando você investe em títulos públicos, é como se estivesse emprestando dinheiro ao Governo para recebê-lo corrigido no futuro.

Portanto, quanto maior a necessidade de financiamento por parte dos cofres públicos, maiores são os retornos obtidos pelos investidores.

Quais as características desse tipo de investimento?

Os títulos públicos se assemelham à maioria dos investimentos de renda fixa, podendo ser de remuneração pré-fixada ou pós-fixada.

Títulos pré-fixados

São aqueles em que o investidor fica sabendo quanto o seu dinheiro vai render logo no momento da aplicação. Desse modo, basta descontar a inflação do período para descobrir o retorno real que os títulos pré-fixados podem trazer.

Entre as opções pré-fixadas temos as LTN (Letras do Tesouro Nacional). Com ela o investidor recebe o valor aplicado acrescido da taxa de rentabilidade predefinida. Para ter direito ao rendimento integral, é preciso manter o dinheiro aplicado até data de vencimento do título. Portanto, as LTN são indicadas para o investidor que pode esperar esse prazo.

Outra opção em títulos pré-fixados são as NTN-F (Notas de Tesouro Nacional série F), que pagam juros semestrais antecipando a rentabilidade do investidor. Por isso, são ideais para quem pretende utilizar os ganhos do investimento como um complemento de renda. Contudo, é preciso lembrar que há incidência de Imposto de Renda no pagamento dos rendimentos semestrais, conforme a tabela regressiva.

Títulos pós-fixados

No caso dos títulos pós-fixados, além de uma taxa prefixada, a rentabilidade do investimento está atrelada também a um indexador da economia: a taxa Selic ou o IPCA.

As LFT (Letras Financeiras do Tesouro) são os títulos que acompanham a variação da Selic. São consideradas um bom negócio em momentos em que a tendência seja de alta na taxa básica de juros. Como não existem perdas para o investidor no caso de um resgate antecipado, elas são indicadas para perfis mais conservadores, ou mesmo para quem não sabe ao certo quando pode precisar do dinheiro.

Para momentos de alta na inflação, o ideal é investir nas NTN-B (Notas do Tesouro Nacional série B). Sua rentabilidade varia de acordo com o IPCA, proporcionando rentabilidade real e garantindo o poder de compra do dinheiro investido. Por isso, são indicadas para momentos de incerteza econômica. É possível escolher entre investimento em NTN-B com ou sem o pagamento de juros semestrais.

Em resumo, os títulos pré-fixados são para aqueles que não querem depender da variação da taxa de juros e da inflação. Inclusive, a previsão do mercado é que essas taxas sofram consecutivos cortes nesse ano, fazendo com que a rentabilidade predefinida seja um melhor negócio. Contudo, quando as taxas voltam a subir, os títulos pós-fixados tendem a se tornar mais atrativos.

Quais as vantagens de se investir em títulos públicos?

O investimento em títulos públicos atualmente é um dos mais populares e acessíveis do Brasil, contemplando investidores de diversos perfis diferentes. Vamos entender melhor suas vantagens.

Baixo risco

Com pagamento garantido pelo Tesouro Nacional, o investimento em títulos públicos é um dos mais seguros do mercado financeiro. Ou seja, você só vai ficar na mão caso o país “quebre” — algo praticamente impossível de acontecer.

Alta rentabilidade

Apesar de ser considerado um investimento conservador, a alta rentabilidade dos títulos públicos nos últimos anos vem chamando a atenção de todos. Ainda que o cenário seja de queda nas taxas que referenciam os ganhos dos papéis pós-fixados, a tendência é que agora os títulos pré-fixados sejam os preferidos dos investidores.

Atualmente, a taxa de rendimento dos pré-fixados superam os 10%. Você pode verificar as taxas e fazer simulações utilizando a calculadora oferecida pela plataforma do Tesouro Direto para prever seus ganhos.

Liquidez

A liquidez diária dos títulos públicos também é um grande atrativo para os investidores. Apesar de alguns papéis exigirem a aplicação do dinheiro até o fim do prazo para o pagamento das taxas integrais, os títulos podem ser vendidos a qualquer hora de volta para o Governo caso o investidor precise do dinheiro de volta.

Por outro lado, existem papéis que podem resultar em retornos ainda melhores se vendidos antes do prazo final. Por isso, a grande liquidez garante a conveniência e a flexibilidade do investimento em títulos públicos.

Acessibilidade

Provavelmente, a característica que mais ajudou na popularização dos títulos públicos foi sua acessibilidade. Com a possibilidade de iniciar os investimentos a partir de R$ 30, diversas pessoas deram o primeiro passo no mercado financeiro graças ao Tesouro Direto.

Facilidades

Se você acha que, para investir em títulos públicos, é preciso enfrentar qualquer tipo de burocracia, filas e papeladas, vai se surpreender com as facilidades que o Tesouro Direto oferece. Afinal, é possível iniciar e gerenciar os seus investimento sem sair de casa — tudo diretamente pela internet, em uma plataforma simples e intuitiva.

Como começar a investir em títulos públicos?

Para começar a investir você precisa contar com os serviços de uma corretora de valores autorizada a operar no sistema do Tesouro Direto. Nós da ATIVA Investimento possuímos toda a estrutura e a equipe de profissionais capacitados que você precisa para iniciar os seus investimentos em títulos públicos.

A ATIVA Investimentos é uma corretora de valores especialista no ramo, com quem o investidor pode estudar como alocar melhor os seus recursos disponíveis e montar um planejamento financeiro.

Gostou das nossas dicas e quer conhecer mais sobre títulos públicos e outros investimentos? Então, deixe um comentário!

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn18

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Existe quantia mínima para investir na bolsa de valores?
Envio de remessa de dinheiro para o exterior: saiba como funciona
Fundos de investimento: como funcionam e quais são os principais tipos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!