Garanta uma aposentadoria tranquila | Blog ATIVA Investimentos Garanta uma aposentadoria tranquila | Blog ATIVA Investimentos
Educação Financeira

O que você precisa saber para garantir uma aposentadoria tranquila

Ter uma aposentadoria tranquila é o desejo de muitos profissionais em plena atividade atualmente. Porém, por mais que a vontade e a preocupação estejam lá, nem todos se planejam para essa importante fase da vida. Alguns porque acreditam ser possível viver com a Previdência Social e outros porque simplesmente não sabem se buscam ou não um plano de previdência privada. É mais um dos que têm dúvidas sobre como se preparar para ter uma aposentadoria tranquila? Então confira as dicas do post de hoje:

A mudança de mentalidade é necessária desde já

Como a aposentadoria normalmente se torna realidade na fase final da vida, muitas pessoas só pensam de fato a seu respeito quando já estão perto de deixar seus empregos formais. Quem está no auge da carreira costuma se preocupar com ascensão profissional, compra de casa própria e de veículo, casamento, filhos e assim por diante, deixando a aposentadoria de lado. Mas para poder desfrutar de um descanso com tranquilidade financeira após deixar o trabalho de vez, você deve começar a pensar o quanto antes sobre o assunto, até porque a expectativa de vida dos brasileiros tende a aumentar ainda mais. Assim, quem deixa de trabalhar aos 60 ou 65 anos, por exemplo, pode facilmente viver como aposentado por mais 2 ou 3 décadas. Como nessa fase da vida surgem alguns gastos extras (com cuidados com a saúde, por exemplo), a pessoa precisa se programar com antecedência para viver plenamente a aposentadoria. 

A tranquilidade começa com planejamento

Para não sofrer com a falta de dinheiro na terceira idade, você deve começar a se planejar desde cedo, enquanto ainda é jovem. Para se preparar para uma aposentadoria tranquila, defina a idade em que pretende deixar de depender da renda do trabalho formal e também a quantia de que quer dispor por mês quando estiver aposentado. Com essas duas informações, você poderá ter mais clareza sobre quanto precisará poupar por mês para chegar ao patamar desejado, bem como sobre o tempo previsto para juntar o valor total necessário. Só tenha em mente que a relação entre tempo e aporte mensal pode ser inversamente proporcional, afinal, se você começa a poupar cedo, como terá mais tempo para acumular o dinheiro para sua aposentadoria, não precisará comprometer uma grande parcela do orçamento atual para essa destinação.

A Previdência Social não é suficiente

Se você já contribui para a Previdência Social, deve saber que a aposentadoria paga pelo governo provavelmente será insuficiente para manter seu padrão de vida após deixar o emprego formal. Até porque a Previdência Social possui um teto para pagamento da aposentadoria. Além disso, vale lembrar que devido ao chamado déficit previdenciário, é possível que ocorram reformas no sistema da Previdência Social do Brasil nos próximos anos, podendo ocasionar o aumento tanto da idade mínima para se aposentar como do tempo de contribuição necessário. Logo, para evitar inseguranças quanto a seu futuro como aposentado, uma boa opção é começar desde já a pensar em investir em uma fonte de renda complementar para a velhice.

A previdência privada mantém o padrão de vida

Quem quer garantir um futuro tranquilo para si e para os familiares, pode começar desde cedo a pensar em um plano de previdência privada. Dessa forma, é possível acumular recursos para assegurar uma renda mensal no futuro para o próprio titular ou para outro beneficiário. Nos planos de previdência complementar são cobradas 2 taxas: uma de carregamento e outra de administração. Há também 2 modalidades básicas de plano de previdência privada, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), em que é possível deduzir o Imposto de Renda durante a formação da reserva financeira, e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), no qual não é possível fazer a dedução. A ATIVA Investimentos oferece diversos planos de previdência privada, adequados a diferentes perfis de públicos. Ao optar por um desses planos, com um aporte mínimo inicial ou com contribuições mensais, você pode se preparar desde já para ter uma aposentadoria tranquila.

Quer receber mais dicas para cuidar melhor da sua vida financeira? Então assine a nossa newsletter e receba os próximos posts diretamente em seu e-mail!

 
Share on Facebook178Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn13

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
4 fatores que influenciam na variação do dólar
Monte uma planilha de gastos familiares em 4 passos
4 desvantagens de investir por meio de um banco

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!