Passo a passo: Entenda como começar a investir em ações online Passo a passo: Entenda como começar a investir em ações online
Educação Financeira

Passo a passo: entenda como começar a investir em ações online

Em algum momento, você já deve ter visto imagens do pregão da Bolsa de Valores em algum noticiário da televisão: pessoas aglomerados num espaço, bem vestidas, gritando uns com os outros ao telefone…

É até difícil imaginar que saiam grandes negociações nesse cenário, não é mesmo? Porém, saiba que, com a ajuda da tecnologia, hoje é possível investir em ações online, do conforto da sua própria casa ou trabalho.

Quer ver como você pode fazer isso? Acompanhe nosso passo a passo!

Passo 1: abra uma conta de investimentos

O primeiro passo para investir em ações online é entrar em contato com uma corretora de valores e abrir a sua conta de investimentos. Ela te dará a possibilidade de começar a aplicar seu dinheiro, seja em ações ou outro tipo de investimento dentro do portfólio da corretora responsável por sua conta.

Grande parte das corretoras abre sua conta por meio de suas próprias páginas na internet, sem nenhum custo. Mesmo assim, fique atento à cobrança de taxas futuras, que deverão ser consideradas na hora de calcular a rentabilidade de seus investimentos.

Passo 2: acesse o Home Broker

Com sua conta aberta, a corretora concederá acesso, via login e senha, ao Home Broker, que é uma plataforma online para que você possa negociar e gerenciar seus investimentos. As cotações e os ativos disponíveis são exibidos na plataforma para que você tome a decisão de onde investir.

As suas ordens indicadas na plataforma serão enviadas para sua corretora, que repassará para o sistema da Bolsa de Valores. Você será notificado quando uma ordem for consolidada e poderá acompanhar a evolução do seu investimento por meio de relatórios emitidos via Home Broker.

Para manter seus investimentos seguros, certifique-se de trabalhar com um computador protegido de vírus e outras ameaças online e contar com uma conexão de internet estável. Além disso, não divulgue suas senhas e não abra e-mails suspeitos.

Passo 3: invista em ações online enviando uma ordem de compra ou venda

Você pode trabalhar com ações online enviando ordens de compra ou venda. Caso você tenha interesse em um determinado papel, pode emitir uma ordem de compra para adquiri-lo e aguardar o processamento da negociação.

Nesse momento, você decide se vai manter as ações em seu poder para se beneficiar dos lucros da empresa que vendeu a parcela de capital para você, ou, caso o papel tenha se valorizado, vendê-lo no mercado financeiro para outro acionista, por meio de uma ordem de venda.

É importante ressaltar que as ordens não são processadas instantaneamente; elas dependem da disponibilidade de uma outra negociação compatível na Bolsa.

Além da compra e venda, você ainda pode rentabilizar seus investimentos por meio do aluguel de ações online, modalidade também disponível no Home Broker, em que você ganha por meio de uma taxa cobrada do tomador que alugou seus papéis.

Esses procedimentos ainda não estão claros para você? Montamos um super tutorial em vídeo mostrando como você pode investir através do Home Broker. Confira aqui!

Antigamente, investir era uma atividade muito restrita por conta da complexidade dos processos. Hoje em dia, com a facilidade do Home Broker, qualquer pessoa pode começar a investir em ações online.

Estamos sempre disponibilizando conteúdo para facilitar a vida de novos investidores. Quer ter acesso a esses conteúdos? Curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Twitter e se inscreva no nosso canal no YouTube.

Share on Facebook101Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn17

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
7 formas de gerar renda para uma aposentadoria segura
IPCA: entenda o que é e como afeta a economia
4 assuntos que todo investidor iniciante precisa aprender

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!