Passo a passo: Saiba como conquistar a estabilidade financeira familiar Passo a passo: Saiba como conquistar a estabilidade financeira familiar
Educação Financeira

Passo a passo: saiba como conquistar a estabilidade financeira familiar

Elaborar e seguir um bom planejamento é fundamental para a estabilidade financeira de qualquer pessoa. E, quando falamos de uma família inteira, essa prática se torna ainda mais importante.

Em momentos de crise e de insegurança econômica como o que enfrentamos, é comum encontrar famílias que acabam se deparando com problemas envolvendo dinheiro. Contudo, essa situação pode ser evitada.

Confira neste post um passo a passo para conquistar a estabilidade financeira da sua família. Acompanhe!

Converse sobre dinheiro com a sua família

Um erro muito cometido por diversas famílias é não conversar abertamente sobre suas finanças. Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2016 mostra que 30% dos casais não sabem ao certo quanto o cônjuge recebe de salário. Isso é muito prejudicial para quem busca a estabilidade financeira familiar.

Portanto, é muito importante que todos estejam cientes das condições econômicas da família e entendam qual é o seu papel para que nada saia do controle. Se for necessário reorganizar os gastos, é fundamental ensinar aos filhos pequenos a importância de poupar e usar o dinheiro com responsabilidade.

Com todos os membros da família conscientes da sua situação financeira, será muito mais fácil desenvolver um planejamento adequado e atingir os objetivos esperados.

Estabeleça metas de economia em família

Já que falamos em objetivos, estabelecê-los é o próximo passo que você deve tomar. Agora que você já sabe exatamente qual a receita e a despesa da sua família, nada de sair gastando todo o dinheiro que sobrou. Deixar para guardar apenas o que restar no final do mês também não é uma boa ideia. É preciso definir um valor fixo que deverá ser poupado todos os meses.

Portanto, verifique quais gastos podem ser cortados ou reduzidos ao longo do mês para que essa economia seja possível sem prejudicar as necessidades básicas de sua família. O ideal é poupar, pelo menos, 30% do dinheiro que sobra depois das despesas obrigatórias.

Faça suas economias renderem: invista!

O próximo passo é escolher o investimento mais adequado para aplicar as economias de sua família. Lembre-se de que o rendimento da poupança vem caindo muito nos últimos anos, ao passo que outros investimentos de renda fixa se tornam opções cada vez mais atrativas.

Você pode, por exemplo, aplicar em títulos públicos atrelados ao índice IPCA, protegendo o poder de compra do seu dinheiro frente à inflação. Se você pretende usar parte dos rendimentos da sua aplicação como complemento de renda, existem opções com pagamentos de juros semestrais ao investidor.

Investir é a melhor maneira de garantir o futuro tranquilo da sua família. Se tiver dúvidas sobre qual investimento atende melhor as suas necessidades, procure a ajuda e a especialidade de uma corretora de valores.

Dê uma educação de qualidade para seus filhos

Filhos pequenos trazem grandes gastos, nós sabemos disso. Contudo, se bem administrados, podem ajudar a garantir a estabilidade financeira não só deles como de toda a família no futuro. E a melhor maneira de fazer com que isso aconteça é fornecendo a eles uma boa educação.

O mercado de trabalho tende a se tornar cada vez mais competitivo com o passar do tempo, de modo que os mais preparados serão aqueles que terão mais chances de conseguir os melhores empregos. E, é claro, isso tem relação direta com a estabilidade financeira familiar.

Portanto, lembre-se de que o dinheiro gasto com a educação dos seus filhos também é uma forma de investimento que ajudará a construir um futuro tranquilo para as pessoas que você mais ama.

E você? Quais atitudes tem tomado para garantir a estabilidade financeira da sua família? Conta pra gente nos comentários!

Share on Facebook80Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn8

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
4 dicas para escolher a corretora de investimento para suas ações
O que é SELIC e como ela afeta a economia brasileira?
Finanças pessoais: como definir metas financeiras realistas?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!