Participação nos Lucros: o que fazer com o dinheiro extra?
Educação Financeira

PL: o que fazer com o dinheiro extra?

Que tal se programar financeiramente desde agora para utilizar os ganhos com a Participação nos Lucros (PL) e aproveitar alguns dias de descanso com a família? Sabendo administrar corretamente o seu dinheiro extra, você vai ver que este recurso será essencial na organização das suas finanças e para o orçamento mensal familiar.

 

Praticando o bom senso

A partir de hoje, mude sua relação com esse recurso extra. Pare e pense: se não tivesse recebido esse valor, você efetivamente teria que conviver sem ele. Certo? Sendo assim, vamos começar a praticar os seguintes passos:

– Em primeiro lugar, analise a situação financeira e determine metas de consumo, lembrando sempre de gastar menos do que ganha;

– Feito isso, determine qual o perfil de férias que a família deseja e/ou pode investir;

– Então, separe cada valor extra que aparecer, poupe e invista esses valores de forma eficiente nas suas férias.

 

Escolhas financeiras inteligentes

À primeira vista, viagem em família pode soar como algo que não se encaixa no seu orçamento. Mas, com o planejamento familiar, é possível estipular limites e pagar tudo sem sufoco. Separamos algumas dicas para ajudar você nas tomadas de decisão que podem diminuir as chances de se arrepender mais tarde:

– Uma boa dica é definir um valor diário de gastos. Dessa forma, vocês escolhem como gastarão dia após dia e conseguem chegar até o final das férias com mais tranquilidade;

– Escolha o destino da viagem em família. Inclua os possíveis gastos com transporte, alimentação, hospedagem, passeios, compras e imprevistos;

– Se antecipe para as compras de passagens, reserva de hotéis, entrada para atrações turísticas.

 

Dicas para poupar

Se, mesmo com a grana extra, você pretende poupar, o ideal é se planejar com antecedência, pois assim é mais fácil garantir melhores preços e aproveitar descontos oferecidos pelo mercado. Compare os valores e o que cada destino oferece e como adequá-lo ao orçamento.

Optar pelos destinos em que possa se deslocar facilmente é uma boa sacada, pois, nesse caso é possível fazer algum passeio que não estava no roteiro e diminuir os gastos com transporte.

Tenha cuidado na hora de comprar as lembrancinhas de viagem. Se for presentear alguém em seu retorno, pense na utilidade do presente para quem irá recebê-lo, pois corre-se o risco de comprar algo desnecessário. Já para as lembranças pessoais, o melhor investimento são as fotos, que eternizam as histórias e experiências vividas.

Se os cuidados mínimos forem seguidos, seu descanso será garantido, seu dinheiro poderá ser reinvestido para o próximo ano, e você poderá desde já planejar as próximas férias em um local melhor, com mais e melhores vantagens.

Confira aqui mais dicas que podem ajudar a controlar os gastos e tornar a viagem melhor.

Resumindo: renda extra é um dinheiro a mais que você mereceu ganhar. Utilize adequadamente e use-o para o seu próprio benefício. Seja consciente com seus gastos, priorizando o que é realmente importante e necessário, evitando qualquer tipo de transtorno.

 

Gostou das dicas? Veja outras dicas da ATIVA Investimentos sobre finanças pessoais.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0
Você deve gostar também
5 destinos internacionais para aproveitar a Semana da Criança
Saiba onde investir para garantir o futuro de seus filhos
IPCA: entenda o que é e como afeta a economia

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web