Planejamento financeiro: O segredo para não depender do INSS Planejamento financeiro: O segredo para não depender do INSS
Educação Financeira

Planejamento financeiro: o segredo para não depender do INSS

Uma boa aposentadoria é um dos principais objetivos da vida de quem trabalha, já que, depois de anos de dedicação, estudos, dias e noites dedicados à profissão, as pessoas querem chegar à terceira idade com uma boa renda, para realizar aquilo que não tiveram tempo durante a vida profissional.

Pois saiba que, para ter uma aposentadoria tranquila, é preciso começar o planejamento financeiro imediatamente. Há muitos anos, a única possibilidade para que alguém se aposentasse era a previdência social: a pessoa contribui durante toda a vida profissional e, quando atinge a idade, recebe de volta o benefício, de acordo com o que foi depositado.

Esse sistema ainda existe, mas vem se mostrando cada vez mais deficitário, tanto que o governo já estuda uma reforma do sistema. Atualmente, quem quer se aposentar e conseguir uma boa renda mensal, precisa procurar investimentos alternativos, de acordo com o seu perfil. E existem inúmeros produtos dedicados a esse fim, cada um voltado para um tipo de investidor.

Então, é só investir?

Não necessariamente. Investimentos financeiros precisam ser planejados. Já foi o tempo que guardar dinheiro era apenas colocar notas e notas debaixo do colchão. Hoje, você precisa definir objetivos, valores almejados, idade de aposentadoria, entre outros. Confira, a seguir, algumas dicas para fazer um bom planejamento financeiro:

Como desenvolver um bom planejamento financeiro?

Defina seus objetivos

A primeira pergunta, antes de começar a investir é: o que você quer fazer quando se aposentar? Viajar pelo mundo? Comprar uma casa no campo? Ter o carro dos seus sonhos?

Ao responder a estes questionamentos, você vai definir qual será a sua estratégia de investimento, qual o melhor produto para você e qual o valor deverá ser depositado por mês.

Estabeleça um prazo

No Brasil, os homens se aposentam aos 65 anos e as mulheres aos 60. Mas isso pode ocorrer antes, dependendo do tempo de serviço. Atualmente, com a qualidade de vida existente, uma pessoa de 60 anos ainda tem energia de sobra para trabalhar e produzir.

Essa é uma pergunta que você deve se fazer, antes de iniciar um investimento para a aposentadoria: com que idade você pensa em parar de trabalhar? Com isso, você saberá o prazo pelo qual deverá planejar seu investimento, bem como o valor necessário para ter o conforto que você deseja, quando deixar a vida profissional.

Seja disciplinado

Não vai adiantar nada fazer todo planejamento financeiro e não realizar os depósitos programados. O investimento para a sua aposentaria deverá estar entre as suas prioridades financeiras.

Exatamente por isso, é importante que o seu planejamento seja calcado na realidade da sua situação. Se você iniciar o investimento e logo perceber que seu salário não é capaz de suprir suas necessidades atuais com sobras para investir, é preciso rever a estratégia.

Comece o quanto antes

Quanto mais cedo você começar a investir, menos precisará sacrificar a sua renda mensal para garantir uma boa aposentadoria. Este é um assunto no qual as pessoas não pensam e acreditam que podem deixar o investimento para depois. No entanto, o ideal é fazer como no ditado: prevenir antes de remediar.

Diversifique sempre

O investimento financeiro para a aposentadoria não deve se restringir a um único produto. Procure soluções diversas, com diferentes perfis e rentabilidades, para combiná-las da melhor maneira para você. Diversificando, você minimiza riscos e pode ganhar mais no final.

E aí? Gostou deste artigo? Então, nos siga nas redes sociais e receba mais conteúdos como este. Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Google + e no YouTube.

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn16

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Pagar à vista ou parcelar? Saiba qual opção escolher em cada situação
4 dicas para investir durante a crise e garantir retorno
Afinal, o que é o PIB?
2 Comentários
  • LUIZ ANTONIO
    22/11/2016 em 11:17
    Responder

    muito bom gostei uma ótimo estudo para um planejamento financeiro.

    • 22/11/2016 em 11:24
      Responder

      Olá Luiz, tudo bem? Que ótimo! Continue nos acompanhando e confira outros posts e os nossos cursos. Qualquer coisa estamos por aqui 🙂

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!