Política internacional: Como a eleição de Trump afeta nossa economia? | Blog ATIVA
Investimentos

Política internacional: como a eleição de Trump afeta nossa economia?

Ao contrário do que previam todas as análises e pesquisas ao redor do mundo, Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos para o espanto da comunidade política internacional.

Adotando um discurso radical contra estrangeiros e de forte protecionismo ao mercado americano, Trump conseguiu conquistar votos em estados estratégicos e venceu a eleição mesmo tendo menos votos do que Hillary Clinton.

E o pior: embora tenha adotado um tom mais ameno em seu primeiro discurso como presidente eleito, logo após o pleito, o bilionário já começou a cumprir suas promessas de campanha após a sua posse, que ocorreu no último dia 20 de janeiro de 2017.

E como isso pode afetar o mercado brasileiro?

A base do discurso de Donald Trump é o protecionismo ao mercado norte-americano. O bilionário utiliza como apoio o fato de que o governo anterior, de Barack Obama, abriu as portas do país para investimentos estrangeiros e acordos comerciais. Isso, na visão do republicano, teria contribuído para a frágil recuperação do país após a crise de 2008.

O objetivo de Trump é fomentar a economia interna, por meio do incentivo às empresas americanas, gerando empregos e movimentando a economia dos Estados Unidos sem depender de outros países.

Isso pode ser um problema para o Brasil, que tem na relação com os EUA uma das bases de sua política de importação e exportação. Segundo dados do Observatory of Economic Complexity, do total de exportações brasileiras, 12% vão para os Estados Unidos. Já entre as importações, 15% dos produtos são trazidos dos EUA.

E em relação aos investimentos?

O mercado de investimentos brasileiro também tem manifestado preocupações com o governo Trump. Com as portas dos EUA fechadas para outros países, a bolsa de valores pode começar a sentir a queda nos investimentos de empresas americanas no Brasil. 

O mesmo vale para a variação do dólar. A moeda americana vinha demonstrando tendência de queda, após sucessivos aumentos. Agora, começa a reverter a trajetória novamente, subindo de cotação em relação ao real.

Qual é a expectativa para o futuro?

Alguns analistas apostam que Donald Trump não terá outra alternativa senão amenizar suas ações no governo, em um futuro próximo. Os protestos que começam a surgir ao redor do mundo mostram que ele não conseguirá manter as necessárias relações diplomáticas com países estratégicos.

Viu como a eleição de um presidente nos Estados Unidos afeta toda a comunidade política internacional? Participe da discussão deixando o seu comentário no nosso post.

Crédito de atribuição editorial: Joseph Sohm / Shutterstock.com

Share on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn2
Você deve gostar também
Qual o momento de contratar uma consultoria para Gestão do Patrimônio?
Saiba como investir em debêntures e quais são suas vantagens
Bolsa de valores: quais são os setores mais aquecidos em 2017?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

%d blogueiros gostam disto: