Por que investir no Tesouro Selic? | ATIVA Investimentos – Blog Por que investir no Tesouro Selic? | ATIVA Investimentos – Blog
Investimentos

Por que investir no Tesouro Selic?

Anteriormente chamado de LFT (Letra Financeira do Tesouro), o Tesouro Selic é um título do Tesouro Direto pós-fixado cuja rentabilidade segue a variação da taxa Selic, a taxa de juros básica da economia. Neste post, você vai saber quais são as principais vantagens desse investimento e as dicas sobre como investir com mais rentabilidade.

É importante destacar que acompanhar a evolução da taxa Selic é essencial, pois é por meio dela que se dá a precificação das demais taxas e ativos da economia. O Banco Central também realiza uma pesquisa semanal com economistas, que resulta no Boletim Focus. Nesse boletim, constam as previsões dos economistas para a taxa Selic no ano atual e para o próximo. Dessa forma, você pode planejar seus investimentos utilizando estes valores como referência.

Principais características do Tesouro Selic

  • Indicado para o investidor conservador, que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa básica de juros da economia (Selic);
  • Fluxo simples: uma aplicação e um resgate (não possui pagamento de cupom);
  • Único título que não possui rentabilidade negativa.

A rentabilidade inicial do título Tesouro Selic é conhecida pelo investidor no momento da compra do título, só que no decorrer dos meses esta rentabilidade pode aumentar, diminuir ou manter-se estável. Isto significa que você não saberá, antecipadamente, quanto vai receber de juros até a data de vencimento do título pelo fato destes juros variarem com o passar do tempo, de acordo com as variações da Selic.

O valor de mercado desse título apresenta baixa volatilidade, evitando grandes perdas no caso de venda antecipada. Por essa razão, é considerado um título indicado para um perfil mais conservador. É indicado também para o investidor que não sabe exatamente quando precisará resgatar seu investimento. O ideal, então, é separar o dinheiro do qual se pode precisar a qualquer momento (reserva para emergências ou objetivos de curtíssimo prazo), para investir em Tesouro Selic.

O fluxo de pagamento desse título é simples, isto é, não faz o pagamento de juros semestrais. Sendo assim, ele é mais interessante para quem pode esperar para receber o seu dinheiro até o final do período da aplicação (ou seja, quem não necessita complementar sua renda desde já).

Como comprar títulos do Tesouro Direto?

Mensalmente, o Tesouro Nacional, por meio de um sistema eletrônico do Banco Central, realiza leilões de títulos públicos nos quais instituições regularmente habilitadas podem efetuar a compra desses papéis. As instituições financeiras compram esses títulos e, então, passam a negociar esses mesmos papéis para pessoas físicas e jurídicas, configurando assim o mercado secundário de títulos públicos.

O investimento no Tesouro Direto é indicado para pessoas físicas que desejam aplicar com segurança e praticidade em renda fixa, obtendo boa rentabilidade e liquidez, com baixo risco. Ele atende tanto ao pequeno quanto ao grande investidor, permitindo aplicações desde R$ 30,00 até R$ 1.000.000,00 por mês.

Até o ano passado, além da taxa de custódia da BM&FBovespa de 0,30% a.a., era cobrada uma taxa junto à instituição financeira em que você tem conta. Porém, a ATIVA Investimentos zerou suas taxas, antes cobradas, para essas operações. Diante disso, agora, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica podem comprar títulos públicos por meio do mercado secundário sem ter de pagar nenhuma taxa por isso.

Para começar a aplicar no Tesouro Direto, procure a ATIVA Investimentos e abra sua conta. Você poderá comprar os títulos que desejar por meio de nossa plataforma Home Broker, a qualquer hora do dia e sem taxa de corretagem.

Aprendeu um pouco desse título do Tesouro Direto? Compartilhe com a gente nos comentários sua experiência ou deixe sua dúvida!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Entenda a diferença entre ações ordinárias e preferenciais
O que é inflação e como ela me afeta?
Títulos do Tesouro: saiba quais são e como funcionam

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!