Previdência Privada: É uma ótima opção para sua aposentadoria? Previdência Privada: É uma ótima opção para sua aposentadoria?
Investimentos

Previdência privada: por que essa é uma ótima opção para a sua aposentadoria

Envelhecer com a garantia de uma boa aposentadoria é o desejo de qualquer trabalhador. Porém, muitas vezes, a Previdência Social não é suficiente para atingirmos esse objetivo. Nesse caso, a saída mais adequada é fazer investimentos privados que garantam conforto após o término da carreira profissional, é então que entra a previdência privada. Vale ressaltar que além de garantir uma aposentadoria mais segura, a previdência pode ser usada para investimentos de longo prazo, como abrir um negócio, ou custear a faculdade dos filhos.

A previdência privada é um investimento financeiro de longo prazo oferecido por entidades de Previdência Complementar. Sua principal função é a de garantir ao contratante uma renda ao fim do período de contribuição. O que isso quer dizer?

Ao contratar um plano de previdência privada escolhe-se o tempo de contribuição. Digamos que você tem 30 anos e desejar receber o benefício aos 65 anos, logo seu tempo de contribuição será de 35 anos. Ao fim desse período, passa-se a receber o benefício acumulado durante esses 35 anos.

Gostou? Separamos 8 vantagens para você pensar a respeito.

1. Dedução do Imposto de Renda

A previdência privada é o único canal de poupança que oferece vantagem tributária ao investidor. Optando pelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), você pode deduzir as suas contribuições da base de cálculo de imposto de renda até o limite de 12% da renda bruta anual.

2. Tributação Regressiva ou Progressiva

Na previdência privada, há duas modalidades de tributação aplicáveis entre as quais o contribuinte pode optar, de acordo com os critérios que mais lhe atendem. São elas:

  1. Regressiva — melhor opção para o investidor que quer resgatar o valor em longo prazo. Quanto mais o dinheiro permanece no plano, menor é a alíquota do IR na hora do resgate (mínimo de 10%). 
  2. ATIVA Investimentos – Regressiva

  3. Progressiva — Ideal para quem tem objetivos de curto e médio prazos. A Tributação progressiva é determinada pelo valor a ser resgatado, e não pelo tempo. O cálculo do Imposto de Renda segue a mesma regra de alíquotas do Imposto de Renda Anual da Receita Federal.

ATIVA Investimentos – Progressiva

3. Previdência Infantil

Os gastos com filhos crescem quando chega a hora de ingressar na faculdade, comprar o primeiro carro ou abrir o próprio negócio. Por isso, uma boa saída é investir em uma previdência infantil para os seus filhos ou outra criança que deseja beneficiar e assim, criar um patrimônio para custear a faculdade, intercâmbios, cursos ou quaisquer outros investimentos para o futuro do pequeno, inclusive aposentadoria.

A arrecadação para menores de idade vem crescendo no Brasil. Se o investimento começa antes dos cinco anos da criança, o negócio é extremamente rentável e pode ser a garantia de um futuro melhor para seus filhos.

Se os pais fazem um plano com rentabilidade de 6% ao ano, por exemplo, com investimento de R$ 100 mensais, aos 23 anos seus filhos já terão um fundo de mais de R$ 58 mil.

Invista nessa ideia! Assim, até a idade adulta, seus filhos terão um bom montante para cursar a faculdade, viajar ao exterior ou iniciar os próprios investimentos financeiros.

 

4. Diversificação dos Investimentos

A melhor opção para quem quer aplicar seu dinheiro é diversificar seus investimentos. Assim, você tem benefícios variados em diferentes aplicações e ganha nos quesitos segurança, liquidez e lucratividade. Se um investimento está rendendo pouco, por exemplo, você terá outras ações em crescimento.

Se você já faz uso da poupança, por exemplo, não há nenhum impedimento em começar a sua aposentadoria complementar. Quando o objetivo de seus investimentos é distinto, você pode depositar seu dinheiro em diversos canais.

5. Opção melhor do que o INSS

É fato: a quantia paga pela Previdência Social dificilmente se equipara ao salário que o trabalhador recebe durante sua carreira profissional. Isso porque o INSS incute certas despesas que são descontadas do montante a ser recebido — o que diminui muito o valor da aposentadoria para o contribuinte.

Já no modelo de previdência privada, o contratante escolhe o quanto quer e pode investir. Isso ajuda a manter o padrão de vida, mesmo após terminados os anos de trabalho. Assim, não é preciso mudar bruscamente seu patamar de consumo e é possível ter mais segurança.

6. Poupança com responsabilidade

Você é daqueles que têm dificuldade para guardar dinheiro? Não consegue conter os gastos para fazer um bom pé de meia? Então, a previdência privada é o investimento perfeito para você!

A aposentadoria privada funciona como as outras contas que você paga mensalmente. Todo mês, é necessário depositar a quantia contratada para o investimento Isso cria um hábito mais responsável, pois você passa a manter a disciplina para não perder o pagamento da contribuição.

No entanto, diferentemente das contas que o trabalhador já paga normalmente, a quantia investida na aposentadoria complementar traz retorno para o seu bolso ao fim do período determinado.

7. Sucessão Patrimonial

Infelizmente, é difícil prever o falecimento ou a falência de um ente querido. Quando esse membro contribui para renda do grupo familiar, esses acontecimentos repentinos podem comprometer a estabilidade financeira da casa.

O dinheiro depositado na aposentadoria privada não vai para o inventário. Portanto, o fundo criado pelo contribuinte pode ser transferido para quem ele determina — por meio da escolha dos beneficiários, que é feita no momento da contratação e pode ser alterada conforme necessidade do titular sem muitas complicações. Assim, fica mais fácil evitar surpresas desagradáveis que podem afetar a segurança financeira da família.

8. Possibilidade de Portabilidade

Quando o contribuinte não está satisfeito com as condições do seu plano ou simplesmente quer mudar de instituição, a transferência não é burocrática. É possível transferir a quantia paga até o momento para outra instituição sem a necessidade de fazer o resgate do dinheiro ou pagar taxas.

A portabilidade permite que o trabalhador que opta pela previdência privada tenha total conforto para migrar entre instituições, escolhendo aquela que melhor lhe atender.

Ter uma aposentadoria tranquila é o sonho de qualquer trabalhador. Você já pensou que a previdência privada pode ser a solução para ter uma boa renda mensal e conseguir aproveitar essa fase da vida?

Para saber mais, conheça a previdência privada da ATIVA Investimentos!

 

Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn36

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa news receba no seu e-mail e-books, palestras, dicas e artigos ;)

Você se inscreveu com sucesso! Cheque seu e-mail :D

ATIVA Investimentos
A ATIVA Investimentos é uma corretora com mais de 30 anos no mercado financeiro que sempre souber ver além oferecendo as melhores opções de investimentos para os seus clientes. Nossos Produtos: Renda Fixa, Fundos de Investimentos premiados, Tesouro Direto, Previdência Privada, Seguro de Vida resgatável, Câmbio de moedas, Ações e entre outros.
Você deve gostar também
Investimento Seguro e Rentável: é possível ter os dois benefícios?
Existe quantia mínima para investir na bolsa de valores?
Conheça as vantagens de um seguro de vida resgatável

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

ASSINE E RECEBA DICAS SOBRE RENDA FIXA E OUTROS INVESTIMENTOS

Procurando dicas e materiais sobre Renda Fixa? Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. 

Recebemos a sua assinatura!